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ARTIGO: A Importância do Comércio Exterior para todas as Empresas

De grande importância para as empresas e para as economias, mas nem sempre encarado com o devido valor, o comércio exterior ainda é visto como algo difícil, inacessível e apropriado apenas à algumas empresas de forma mais restrita. A partir desta ideia e por causa do cenário que observamos, principalmente no Agreste de Pernambuco, gostaria de desmistificar o comércio exterior para a sociedade (e para as empresas que ainda não o conhecem).

Dessa maneira, inicio a minha escrita explicando os termos “exportação” e “importação”. Comércio exterior significa fazer comércio com outros países e, diante disso, pode-se vender produtos às empresas de outros países (exportação) ou comprar produtos de outros países (importação).

E essas duas modalidades contribuem ao crescimento econômico de acordo com as seguintes afirmações: “Exportação é a venda ou envio de produtos para fora do país […], portanto, faz-se necessário lembrar ao empresário brasileiro que com a globalização […] [há] um imenso território estrangeiro a ser explorado”[i].

E a importação: “pode suprir falhas na estrutura econômica, colaborando na complementação dos produtos disponíveis à população de um país, ou de bens de capital necessários às empresas, cumprindo também o papel de modernização da economia por estimular a competição e permitir a comparação de processos e produtos”[ii].

Após esclarecer esses dois termos, gostaria de afirmar que o comércio exterior contribui para o crescimento de empresas de todos os portes (sem exceção!). Trate-se de MEI ou de pequenas, médias ou grandes empresas, o comércio exterior será sempre uma porta de entrada para muitos benefícios organizacionais e, por isso, vou listar alguns:  

  1. Oportunidades encontradas em outros países – o que significa: novos consumidores para o seu produto, conhecimento de novas culturas, novas empresas, novos mercados e o acesso e uma grande quantidade de informações para cada vez mais melhorias à sua produção. Todos querem aumentar a sua parcela de mercado e aproveitar novas oportunidades, não é mesmo?
  2. Independência do mercado interno – minha recomendação: não fique dependente de uma economia e de um mercado só! Diversifique as suas vendas! Leve os seus produtos para quantos países demandarem a sua produção! Pois, se uma economia estiver em crise e um mercado desaquecido em relação ao consumo, a sua empresa pode conseguir muitos ganhos diversificando as suas vendas, e, com isso, aumentando a sua parcela de consumidores.
  3. Incremento da produção – toda venda internacional demanda uma pesquisa maior, criatividade, qualidade, inovação e adaptações à utilização do consumidor estrangeiro. Todas estas questões irão levar incremento à produção dessas empresas, que vai ter, a partir de então, o selo “Tipo Exportação”. O que significa isso? Maior credibilidade ao produto e, com certeza, o aumento de suas vendas será observado não só no mercado de outros países, mas no mercado o interno também.
  4. Parcerias externas – as empresas, tendo contato com os mercados no exterior, conhecerão pessoas, empresas dos vários intermediários do comércio exterior, outras empresas que podem auxiliar as vendas em outros países. Isso significa que a sua rede de conhecimento irá aumentar, o que pode somar aos ganhos da empresa no comércio exterior.
  5. Reconhecimento da marca – é sempre muito gratificante para os empresários observar a sua marca reconhecida no exterior. É uma alegria, um orgulho saber que o seu produto é aceito, utilizado e elogiado em mercados de outros países. Ter a sua marca reconhecida significa que anos de esforços e de lutas foram recompensados ao ver estrangeiros utilizando o seu produto. É algo que realmente não tem preço.

Estes são alguns fatores que podemos listar como os motivos para a sua empresa entrar no mundo do comércio exterior, mas a lista é muito maior. Para você, empreendedor, empresário, que gostaria de alavancar os seus negócios, recomendo saber mais sobre o comércio exterior, mais especificamente, as exportações.

É algo difícil? Não! É algo inacessível? De jeito nenhum!

Por isso, a você, que está na dúvida ou que pretende exportar, vou dar três conselhos principais:

  1. Mergulhe de cabeça no mundo da exportação;
  2. Conheça a legislação de exportação;
  3. Procure as pessoas certas e recomendadas para lhe fornecer uma consultoria.

Seguindo estes três pontos, afirmo a você que terá uma exportação muito bem sucedida! Aproveite as oportunidades e ficará encantado com que o mercado internacional pode lhe oferecer!

Rossana Cola tem 20 anos de experiência em Comércio Exterior. É professora de Comércio Exterior e Mestre em Relações Internacionais. E-mail: rossanasp@gmail.com .


[i] DIAS, R., RODRIGUES, W. Comércio Exterior: teoria e gestão. São Paulo: Atlas, 2012. Pág. 169.

[ii] REBONO, M. In: DIAS, R., RODRIGUES, W. Comércio Exterior: teoria e gestão. São Paulo: Atlas, 2012. Pág. 207.

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