fbpx

COLUNA POLÍTICA: Eleições municipais e a construção de 2026

É muito cedo pra falar de 2026, mas as próximas eleições passam pelas eleições desse ano.

Eleger vereadores dão aos partidos base para garantir os mandatos de deputado e senador. A direção partidária na maioria das vezes é conduzida por um deputado ou senador, conseguir formar um grupo coeso e competitivo dão a eles musculatura para negociações políticas e chances de vencer a disputa.
Em Pernambuco, 2026 elegerá dois senadores, o espaço é maior e para chegar lá alguns grupos já se movimentam.

O deputado federal Eduardo da Fonte, do Progressistas, nunca negou o sonho de chegar ao Senado. E vem crescendo a cada eleição, mostrando que tem força no estado. A eleição do seu filho Lula da Fonte na mesma chapa para deputado federal foi uma demonstração da capacidade de articulação. Com certeza, Dudu pode surpreender em 2026.

Silvio Costa Filho, do Republicanos, com ascensão à alcunha de Ministro do Presidente Lula, também é outro que ganha força para a disputa do Senado. A pasta que ele ocupa se conseguir realizar entregas prometidas no estado darão a Silvinho força diferenciada. Além disso, Silvinho articulou várias candidaturas em todo Pernambuco para o executivo municipal, o resultado será um trunfo a mais de uma trajetória de “voos mais altos” que o ministro vem traçando.

Concorrente natural ao Senado, o senador Humberto Costa, do PT, termina em 2026 o mandato e tem grandes chances de renovar, dada a capilaridade do partido no estado e a força do presidente Lula no estado, além de ter uma atuação sempre destacada no parlamento.

Fernando Dueire, do MDB, atual senador e eleito suplente de senador na última eleição que disputou com Jarbas Vasconcelos. Pelas articulações que tem feito para as eleições desse ano, pela forma como tem se movimentado, também entra no páreo.

Representando o espólio da direita em Pernambuco, o nome natural para 2026 é o do ex-ministro Gilson Machado, que não perdeu o fôlego de atuação, mesmo não tendo alcançado êxito na eleição de 2022. Vem sendo o nome que aglutina o bolsonarismo em Pernambuco.

Embora também não tenha conseguido êxito em 2022, André de Paula, do PSD, é franco potencial para o Senado Federal. Tem base política sólida, tem renovado o partido em Pernambuco e agora como Ministro de Lula e fazendo parte da base de apoio da governadora Raquel Lyra, ganhou força. A filiação de Daniel Coelho ao seu PSD para disputar a prefeitura do Recife estreiam uma nova temporada para André.

Correndo por fora, mesmo tendo concorrido à última eleição para governadora, Marília Arraes, que embora não tenha mandato, deu aula de como reconstruir uma aliança política, a aliança com João Campos. A liderança que exerce à frente do Solidariedade em Pernambuco, lançando , o legado político familiar, podem dar ela chances de disputar o Senado.

Eu sei que é cedo pra falar de Senado, mas a quantidade de prefeitos e vereadores que esses e outros atores políticos conseguirão eleger definirão a largada eleitoral de 2026. É uma construção que começa agora em 2024.

Largada nas inaugurações
O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, fará importantes entregas nesta semana, na quinta (24/04) ele entregará o primeiro Complexo Olímpico do interior de Pernambuco. No sábado (27/04) será a vez de entregar o Centro de Referência e Formação da Primeira Infância, o equipamento é o primeiro no Brasil a unir formação de profissionais, programas, pesquisas e serviços voltados a crianças de até os seis anos.

Calçada da Fama da Magistratura
As declarações do desembargador, Ricardo Paes Barreto, ao programa do colunista João Alberto, na TV Jornal/SBT, propondo construir nos mesmos moldes do Maracanã e de Hollywood uma calçada da fama, não soaram bem para a imagem institucional do TJPE. A enxurrada de críticas nas redes sociais fez o Tribunal recuar da ideia da “Calçada da Fama da Magistratura“.

Principal aposta
Bolsonaro é aguardado por correligionários em Caruaru. Segundo informações da coordenação de pré-campanha do deputado federal Fernando Rodolfo (PL), a vinda do ex-presidente à capital do Agreste é a principal aposta para alavancar a pré-candidatura de Rodolfo na cidade. O partido contará com uma chapa competitiva para vereador e pode eleger de 1 a 2 nomes para o Legislativo de Caruaru.

Vitória da oposição
A Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Alepe analisou uma emenda proposta pela delegada Gleide Ângelo (PSB) que antecipa o fim das faixas salariais para policiais e bombeiros em Pernambuco. A emenda, que elimina a faixa “A” em 2024 e as demais em 2025, diverge da proposta original da governadora Raquel Lyra (PSDB) que previa um escalonamento até 2026. Aprovada por 3 votos a 2, a proposta agora retorna à Comissão de Constituição, Legislação e Justiça para nova análise.

Consolidação dos partidos da situação
Na próxima segunda-feira (29/04) o pré-candidato à prefeitura de Toritama, Sérgio Collin (MDB), realizará o lançamento oficial de sua pré-candidatura e do seu vice, Gil Custódio (PP). O evento contará com a presença das lideranças partidárias que consolidarão a aliança do MDB, Progressistas, Republicanos e PL, em torno do nome escolhido pelo grupo para suceder o prefeito Edilson Tavares.

Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Deixe seu comentário