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Prefeitura de Gravatá promove Formação sobre Autismo na Adolescência para Professores da Rede Municipal

Intuito é capacitar os professores da rede municipal dos anos finais para promover uma educação inclusiva e de qualidade aos alunos

A Prefeitura de Gravatá, por meio da Secretaria de Educação e Educação Integrada, está realizando uma série de atividades na Semana de Conscientização do Autismo. Uma das iniciativas destacadas é a formação “Autismo na Adolescência”, voltada para professores do 6° ao 9° ano da rede municipal.

O objetivo da formação é abordar os transtornos do espectro autista, desde o diagnóstico até as intervenções necessárias, visando melhorar a compreensão e a prática pedagógica em relação aos alunos autistas nessa faixa etária. A formação é realizada em parceria com o Grupo do Centro Especializado em Apoio Multidisciplinar- CEAM, liderada pelo renomado psicólogo Ítalo Gomes, especializado no campo do autismo.

A iniciativa faz parte do compromisso da Prefeitura de Gravatá em promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos, independentemente de suas necessidades especiais. Os participantes da formação terão a oportunidade de adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre o autismo na adolescência, além de compartilhar experiências e estratégias pedagógicas eficazes.

Ítalo Gomes, psicólogo do CEAM, comentou: “Muito importante falarmos do autismo na adolescência nos anos finais tendo em vista que há muito tempo eles evadiam as escolas e não estavam mais estudando. Hoje, pensar na inclusão desse grupo nessa idade é de fundamental importância para continuarmos dando apoio necessário para que eles deem continuidade aos estudos. Essa temática é importante demais para que possamos promover inclusão com cada vez mais acertividade”.

Amanda Monteiro, coordenadora da Educação Inclusiva, destacou que: “Hoje nós estamos desenvolvendo mais uma atividade da Semana Mundial da Conscientização do Autismo. Nós nos preocupamos com a formação continuada, nós acreditamos que formar os profissionais para melhor atender nossos alunos é a melhor forma da gente ter qualidade na nossa educação. Pensando nisso, estamos em parceria com o grupo e Faculdade CEAM que veio fazer essa formação para os nossos professores dos anos finais, pensando que nossos alunos autistas crescem e os desafios crescem com ele. A gente precisa qualificar nossos professores e profissionais da Educação Inclusiva”.

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