Desde que as campanhas eleitorais passaram a contar com pré-campanha, onde há vedação do pedido explícito de voto, quem é detentor de mandato executivo possui uma certa vantagem, por poder ter ao seu favor a estrutura da máquina pública para promoção eleitoral. Mas a conta não é tão simples, ter um discurso bem definido, não queimar a largada e conseguir ganhar consistência é um desafio.
Embora o prefeito Rodrigo Pinheiro esteja comandando a disputa, até agora, quem tem conseguido imprimir uma pré-campanha em Caruaru com a consistência de redes sociais, discurso bem definido, construindo uma narrativa interessante e falando no tom ideal, é o Tonynho Rodrigues (MDB).
O herdeiro de Tony Gel tem a seu favor a baixa rejeição, além de fazer parte da base de apoio da governadora Raquel Lyra. O desafio de sua pré-campanha é correr contra o tempo e torná-lo conhecido pela população e ganhar adesões.
Quando o prefeito Rodrigo Pinheiro quebrou o protocolo diplomático da política, ao revelar que Tonynho o procurou querendo ser seu vice, e sendo desmentido por ele. Rodrigo caiu na armadilha de ressuscitar quem estava morto, dando protagonismo a quem não estava no foco do debate. Agora, Tonynho está no páreo e pode surpreender.
O cabo de força do União Brasil – Raffiê, Dilson Oliveira e Josafá Almeida, fazem coro para o partido União Brasil marchar com José Queiroz (PDT) com Raffiê na vice, em Caruaru. Remando contra, está o presidente do diretório municipal do União Brasil, Michel Jean, que defende o partido apoiando a candidatura de Queiroz sem Raffiê na vice. Ao que tudo indica, o partido vai ficar com Queiroz e Raffiê tem se articulado muito bem, garantindo uma chapa proporcional competitiva, encabeçada por Dilson Oliveira.
São João é um teste – O prefeito Rodrigo Pinheiro é o líder do processo eleitoral de Caruaru e deve sair mais fortalecido com a organização do São João de Caruaru, que tem sido elogiado pela população por conseguir atingir os principais objetivos: atrair turistas e movimentar a economia. Mesmo com a ausência de alguns grandes nomes do cenário nacional, a multiculturalidade do evento, com polos diversos e com uma grade de atrações gigantesca, fazem do evento um dos maiores festivais do país. O São João é um teste para manutenção da popularidade do prefeito.
Mais um jogou a toalha – Depois da desistência do prefeito Fábio Aragão, de Santa Cruz do Capibaribe, na última sexta-feira (14/06), foi a vez do prefeito Wellington Maciel, de Arcoverde, anunciar que não disputará a reeleição. É um fator novo nesse cenário, no caso do prefeito Fábio Aragão, as pesquisas indicavam uma boa aprovação de mandato e encaminhava-se para a reeleição. Já no caso do prefeito Wellington, o fraco desempenho nas pesquisas de intenção de voto levaram ao anúncio.
Recife-Petrolina – A ida de João Campos (PSB) a Petrolina neste final de semana resgata a aliança dos Coelhos com os Campos, vivenciada por Eduardo Campos e Fernando Bezerra Coelho. O prefeito do Recife foi declarar apoio à reeleição do prefeito Simão Durando (União Brasil), aliado de Miguel e Antônio Coelho, e sem dúvida consolida o União Brasil como partido estratégico para 2024 e 2026.
Eu pergunto e vocês reflitam: Aline Nascimento (Progressistas) pode ser a vice de Rodrigo Pinheiro?
Foto: Divulgação