fbpx

Vacinação de Grávidas e Puérperas: Pernambuco à frente

Os últimos dias foram marcados por inúmeras incertezas sobre a administração de vacinas em gestantes e puérperas. Após o Ministério da Saúde indicar a vacinação desse grupo, indiferente de ter comorbidades, uma gestante foi a óbito no Rio de Janeiro, alguns dias após ter recebido a vacina da AstraZeneca.

Na terça-feira (11), em coletiva, o Ministério da Saúde anunciou a suspensão da vacinação no país daquelas que não tenham comorbidades, e determinou a manutenção da vacinação do grupo com comorbidades, com as vacinas da CoronaVac e da Pfizer.

Não se sabe se a morte da gestante está ligada à algum efeito colateral da AstraZeneca, o óbito será investigado. É importante destacarmos que esse foi um caso isolado e no mundo inteiro diversas gestantes foram vacinadas. O risco de um evento adverso, como a Síndrome Trombocitopênica Trombótica – STT, que é caraterizada por formação de pequenos coágulos que circulam pelo corpo e migram para órgão vitais, é raríssima. Sua ocorrência é extremamente menor do que nos eventos Trombolíticos devido ao uso de anticoncepcionais orais e tabagismo.

Gestantes e Puérperas são grupo de risco para COVID-19 indiferente de possuírem comorbidades. Suspender a vacinação geral foi um ato irresponsável! Esse grupo tem mais de 16% de chance de ter problemas ligados às Síndromes Trombolíticas de forma grave quando adoecem por Covid-19.

O Ministério da Saúde tem gerado mais insegurança nas mulheres, por demonstrar claramente não saber conduzir o processo, inclusive para orientar aquelas que já tomaram a primeira dose da AstraZeneca e agora não sabem como proceder.

Pernambuco anunciou ontem que irá manter a vacinação de TODAS AS GESTANTES com as vacinas da Pfizer. Essa conduta é louvável e merece destaque, por demonstrar poder de gestão em tempos de crise. E além do mais, o estado organizou quatro polos para fazer uma força tarefa de vacinação para alcançar o mais rápido possível todas as gestantes Pernambucanas. Não há tempo a perder, e ações assim servem de exemplo para os demais estados brasileiros

Gestantes e puérperas estão morrendo diariamente por Covid-19!

Essa foi a Coluna Saúde de hoje.
Me acompanhe pelo Instagram: @nayara_gsousa.

Deixe seu comentário