fbpx

Por que o exame Citológico (Papanicolau) é tão importante?

Hoje é comemorado o Dia Internacional de Combate ao Câncer. Uma data que visa chamar a atenção de autoridades e população em geral sobre a importância da prevenção e tratamento precoce. O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (como hormônios, condições imunológicas e mutações genéticas). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao câncer.

Entre os tipos existentes, um se destaca que é o Câncer de Colo Uterino. Excetuando-se o câncer de pele não melanoma, é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

O que nos chama a atenção é o fato de que, quando descoberto em sua fase inicial, a taxa de cura é de 100%, porém ainda ocupa a quarta posição de óbitos em nosso país. Podemos indagar sobre o porquê dessas taxas permanecerem tão elevadas?

O Câncer de Colo Uterino tem um desenvolvimento lento e assintomático, infelizmente na maioria dos casos, quando apresenta sintomas, já se encontra em um estágio mais avançado. O exame Citológico, popularmente conhecido como Papanicolau, é a principal forma de rastrear a doença. Um exame simples, rápido, que gera um desconforto momentâneo, mas que é essencial para salvar vidas. Disponibilizado no Sistema Único de Saúde – SUS de forma gratuita e também na rede privada.

No exame Citológico são coletadas células das regiões mais externa e interna do colo do útero e estas são avaliadas. Além de rastrear o câncer, o exame indica se há inflamações ou infecções. Quando identificadas lesões iniciais, as mulheres são direcionadas ao tratamento e evitam que tais lesões progridam.

As mulheres devem realizar anualmente seu exame preventivo e manter em dia sua saúde ginecológica!

Essa foi a nossa Coluna de Saúde de hoje. Me acompanhe através do Instagram: @nayara_gsousa.

Nayara Sousa
Especialista em Ginecologia e Obstetrícia
Consultório da Mulher – Empresarial Difusor
a

Deixe seu comentário