A Dislexia é considerada um transtorno específico de aprendizagem de origem neurobiológica, ou seja, um transtorno do neurodesenvolvimento. Ela afeta habilidades básicas de leitura e linguagem, e tem suas raízes em diferenças nos sistemas cerebrais responsáveis pelo processamento fonológico, que resultam em dificuldade para processar os sons das palavras e associá-los com as letras ou sequências de letras que os representam.
Outros fatores que podem vir associados são déficits nas funções executivas, dificuldades no processamento auditivo, e/ou visual e desenvolvimento psicomotor.
A dislexia é considerada um Transtorno Específico de Aprendizagem, porque seus sintomas geralmente afetam o desempenho acadêmico de estudantes sem que haja outra alteração (neurológica ou sensorial) que justifique as dificuldades observadas, ou seja, o aluno pode ter excelente desempenho em matemática, informática e outras disciplinas, mas ter dificuldade para leitura.
Alguns sinais na Pré-escola:
Dispersão;
Fraco desenvolvimento da atenção;
Atraso do desenvolvimento da fala e da linguagem;
Dificuldade de aprender rimas e canções;
Fraco desenvolvimento da coordenação motora;
Dificuldade com quebra-cabeças;
Falta de interesse por livros impressos.
Alguns sinais na Idade Escolar:
Dificuldade na aquisição e automação da leitura e da escrita;
Pobre conhecimento de rima (sons iguais no final das palavras) e aliteração (sons iguais no início das palavras);
Desatenção e dispersão;
Dificuldade em copiar de livros e da lousa;
Dificuldade na coordenação motora fina (letras, desenhos, pinturas etc.) e/ou grossa (ginástica, dança etc.);
Desorganização geral, constantes atrasos na entrega de trabalho escolares e perda de seus pertences;
Confusão para nomear entre esquerda e direita;
Dificuldade em manusear mapas, dicionários, listas telefônicas etc.;
Vocabulário pobre, com sentenças curtas e imaturas ou longas e vagas;
De acordo com a lei 14.254 de 30 de novembro de 2021, os Estados e Municípios precisam preparar seus professores para identificar nos alunos os primeiros sinais da dislexia, assim como de outros transtornos como o TDAH.
É necessário que pais e professores fiquem atentos aos primeiros sintomas, e em caso de necessidade encaminhem para o psicopedagogo que é o profissional indicado para fazer toda investigação, com a utilização de instrumentos próprios da psicopedagogia, encaminhamentos e intervenções para desenvolver as habilidades que foram prejudicadas pela dislexia, assim como, orientar a escola quanto aos procedimentos de ensino mais adequados.
Simone Freitas
Psicopedagoga. Especialista em neuropsicopedagogia. Aplicadora ABA e DENVER II. Palestrante. Supervisora e mentora de psicopedagogos. Fundadora do Psicopedagogiando PE.
Coluna revisada por: Adeilza Ramos – Pedagoga
Meu canal no Youtube:
https://youtube.com/c/PsicopedagogiandoPE
Meu instagram:@psicopedagogasimone
@psicopedagogiandope
@teaprendizagem
@psicopecursos
Meu site: www.psicopedagogiandope.com
Minha plataforma de cursos: www.psicopecursos.com