Fundada em 1986, a comunidade do N-9, na área irrigada de Petrolina, nunca teve um posto de saúde exclusivo para seus moradores. Após mais de três décadas, a estrutura aguardada começa a atender as famílias da região. A unidade básica de saúde reivindicada pela comunidade foi inaugurada pelo prefeito Miguel Coelho, nesta quinta (25), numa solenidade restrita por conta da pandemia.
O novo posto estará aberto, de segunda a sexta, para atender cerca de 3 mil moradores do N-9, que antes precisavam se deslocar para o bairro Pedra Linda, distante 5km da região. A nova unidade médica contará com salas de vacina, procedimentos e curativos; consultórios e assistência farmacêutica; além de recepção e banheiros.
Este foi a 19º posto inaugurado pelo prefeito Miguel Coelho, dentro de uma estratégia de descentralização do serviço para aproximar o atendimento de saúde das comunidades, principalmente, as mais isoladas. No discurso de agradecimento à equipe da prefeitura responsável pelo posto, o gestor ressaltou a importância do Sistema Único de Saúde e do serviço próximo dos bairros. “Essa pandemia nos mostrou o valor do SUS. Agora temos uma noção melhor do quanto é necessário ter um política pública de saúde gratuita e universal. Por isso, sempre defendi a proximidade dos profissionais de saúde junto às famílias, da necessidade de abrir postos de saúde em todos os bairros e regiões. Nossa meta é, agora, abrirmos 4 ou 5 novos postos por ano para garantir que todos tenham acesso ao que mais importa, a saúde”, afirmou o prefeito.
Foto: Jonas Santos