Com o ministro Padilha e outras lideranças, candidatos percorreram oito quilômetros no Ibura, Cohab e Zumbi do Pacheco e destacaram a importância de ações integradas nas áreas limítrofes entre as duas cidades
Duas militâncias unidas em uma carreata histórica. Esse foi o resultado de um ato conjunto promovido, na noite desta quinta-feira (26), pelo prefeito do Recife e candidato à reeleição, João Campos (PSB), e pelo ex-prefeito Elias Gomes (PT), postulante a um novo mandato à frente da Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana. Acompanhados do ministro-chefe da Secretaria das Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha (PT), e de outras lideranças políticas, os candidatos percorreram oito quilômetros de ladeiras nos bairros do Ibura e da Cohab, no Recife, e de Zumbi do Pacheco, em Jaboatão, saudando a população e pedindo o voto de confiança no dia 6 de outubro.
No trecho recifense do percurso, João Campos, ao lado de seu candidato a vice, Victor Marques (PCdoB), passou por diversos equipamentos entregues ou requalificados durante sua gestão, como escadarias, obras de contenção de encostas e escolas municipais. Também no trajeto, outros feitos emblemáticos, como a Praça da Infância e o Compaz Educador Paulo Freire, na UR-1, e a unidade de saúde Desembargador José Manoel de Freitas, que atende a UR-04 e a UR-05 e esteve entre as primeiras convertidas em USF+, inaugurando um novo padrão de atendimento na rede de saúde.
Em discurso no palco montado na culminância da carreata, João Campos citou a agenda administrativa cumprida à tarde no canteiro de obras do Hospital da Criança do Recife ao lado do ministro Padilha e agradeceu “ao presidente Lula por ser generoso com o Recife, Pernambuco e o Brasil” e enviar “grande parte do recurso para fazer a obra”. Reforçou ainda propostas para a região, como a duplicação da Ladeira da Cohab, as mais de dez obras de mobilidade previstas para a área, a construção do Parque Municipal do Ibura e a articulação em Brasília para que seja reaberto o retorno de veículos na altura do Posto Padre Cícero, na BR-101.
Por fim, João Campos falou da importância da integração entre os governos do Recife e de Jaboatão para possibilitar ações públicas integradas nas áreas limítrofes. “Vamos governar juntos. Eu conheço Elias. Eu confio em Elias. Eu quero ter a oportunidade de ser prefeito do Recife junto com você em Jaboatão pra gente pegar essa fronteira e botar pra moer obras e melhorias. Nessa reta final é trabalho, e a gente vai ter, com a graça de Deus, um lá e lô. No Recife, é João. Em Jaboatão, é Elias”, discursou o prefeito do Recife.
O candidato a prefeito de Jaboatão, Elias Gomes, ao lado de Rafael Arruda (MDB), seu companheiro de chapa, elogiou o ato conjunto e disse que vai se inspirar na administração de João Campos para levar sua cidade a um novo tempo. “O povo do Recife e de Jaboatão se une em nossas fronteiras para lutar pelo bem comum. Quando eu passo em uma USF+ no Recife e vejo o povo de Jaboatão penando no desprezo da saúde, digo que vamos nos juntar a João Campos para aproveitar as melhores experiências. Assim como no Recife, Jaboatão vai ter Compaz, Praças da Infância e unidades de saúde com horário estendido”, prometeu.
Já o ministro Alexandre Padilha afirmou que essa integração entre os atos de campanha é um reflexo do que acontece na vida das pessoas que vivem na região, que precisam de soluções conjuntas para os desafios das duas cidades. “Isso aqui tem o cheiro da vitória. A gente viu a animação do povo do Recife, cada cuidado nas praças, nas escolas, nas unidades de saúde, e também vimos os desafios que Elias vai ter em Jaboatão. Nem precisava dizer quando saímos do Recife para Jaboatão. Dava para ver as ruas e escolas descuidadas. Vamos ganhar de dois a zero deles, no Recife e em Jaboatão, e o Palácio do Planalto vai estar de portas abertas para vocês chegarem lá, João e Elias, com os projetos importantes para suas cidades”, declarou.
Também entre as lideranças no palco, o senador Humberto Costa (PT) disse que a carreata foi importante para que ficassem expostos “os avanços, as obras de infraestrutura, as escolas e unidades de saúde bem cuidadas no Recife e, ao mesmo tempo, o completo descaso do lado de lá, em Jaboatão”. No mesmo sentido, a senadora Teresa Leitão (PT) lembrou que faltam dez dias para terminar a campanha eleitoral e que “João chega com uma gestão aprovadíssima e Elias apresenta seu histórico de realizações”. Já a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, ressaltou ser necessário “esse cordão de cuidado com as pessoas na Região Metropolitana” e que, no dia 6 de outubro, “vai ser 40 no Recife e 13 em Jaboatão”.
Foto: Rodolfo Loepert/Frente Popular do Recife