Em entrevista a uma rádio de Caruaru nesta manhã (28/01/2022), o senador Humberto Costa (PT) deixou claro que ainda não desistiu dos planos de disputar o governo de Pernambuco, mas deixou claro que não depende só dele ou do PT para que isso aconteça. Humberto destacou que a preferência de indicação do nome é do PSB, nome esse que vem sendo bastante aguardado pela Frente Popular de Pernambuco e pelos opositores.
O discurso de Humberto vem acompanhado dos excelentes resultados em pesquisa eleitoral VOX POPULI, encomendada pelo PT, onde na disputa pelo governo de Pernambuco, Humberto sai na frente com 37% das intenções de voto. Raquel Lyra (PSDB) vem em segundo com 17%, seguida de Clarissa Tércio (PSC) com 6%, Miguel Coelho (DEM), com 3%, e Jones Manoel (PCB) e Danilo Cabral (PSB) com 1% cada.
Aqui em Pernambuco, Lula tem 62% das intenções de voto, enquanto Jair Bolsonaro (PL) apenas 14%, Ciro Gomes (PDT) tem 6%; Sergio Moro (Podemos), 2%; João Doria (PSDB), 1%; e Alessandro Vieira (Cidadania). Além disso a pesquisa também mostra um bom desempenho do PT para a vaga do Senado Federal, a atual deputada federal Marília Arraes (PT) é a preferida do eleitorado com 26% das intenções de voto, seguida de Anderson Ferreira (PL), com 9%. Eduardo da Fonte (PP) tem 6%; André de Paula (PSD), 5%; Silvio Costa Filho (Republicanos), 3%; e Gilson Machado, 3%.
O levantamento ouviu 800 pessoas entre 22 e 24 de janeiro. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos, e o índice de confiança é de 95%. O levantamento foi encomendado pelo PT para consumo interno.
Nos últimos dias, mesmo após conversas com a base do PSB de Pernambuco, Humberto vem intensificando e reverberando nas redes sociais esses bons resultados do PT nas pesquisas. Essa é uma estratégia para o PT se cacifar em alguma das vagas majoritárias, seja de vice ou senado. Na entrevista de hoje, o senador validou o nome da deputada estadual Teresa Leitão (PT) para postular qualquer cargo político. Teresa tem sido cotada para ser a pré-candidata a vice na chapa governista. Resta saber se todo esse movimento trará resultados ao Partido dos Trabalhadores.