O deputado estadual Erick Lessa recebeu na tarde de hoje, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco (COREN-PE), Dr. Gilmar Júnior, para juntos, redigirem uma indicação e um Projeto de Lei que visa estabelecer o Piso Salarial da categoria, assim como a regulamentação da carga horária.
A enfermagem luta há vários anos por essa pauta e no presente segue em busca a nível nacional, da aprovação do PL 2564/2020, de autoria do Senador Fabiano Contarato, que trata dessa regulamentação no país.
A partir do encontro de hoje, iniciará uma articulação maior para construir uma agenda estadual de políticas públicas de valorização da categoria. A matéria tem como alvo uma valorização da classe contemplando o equilíbrio entre a carga horária e os salários, garantindo mais recursos para enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.
Erick Lessa trás em seu histórico político o desejo de ver a categoria valorizada. Em 2018, ainda candidato, Lessa assinou uma carta de compromisso com representantes de profissionais de Enfermagem, acerca do tema. Quando candidato a prefeito nas últimas eleições, o seu plano de governo previa a regulamentação da carga horária dos profissionais da enfermagem do município de Caruaru em no máximo 30h (trinta horas) semanais. Ao receber o convite do Conselho Regional de Enfermagem para ser o autor do projeto, prontamente o aceitou. De acordo com o parlamentar, será realizado um movimento de articulação na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) com o intuito de inserir o assunto em pauta.
Para o presidente do Coren-PE, a reunião foi histórica para a classe. “Fico empolgado porque sei que este é um primeiro momento de outras iniciativas que virão para valorizar esses profissionais com pisos salariais dignos e carga horária adequada”, ressaltou.
Foto: Viliane Gomes