A partir de hoje, vamos ter encontros quinzenais no blog Novo Contexto para debater sobre cultura. O setor ainda busca se recuperar dos impactos da pandemia, de modo que artistas, instituições e o público estão se reinventando para continuar as atividades. Um exemplo a ser destacado acontece no vizinho estado da Paraíba, com o projeto ‘De Repente na Estrada’, lançado na sexta-feira (21), que valoriza a cantoria de viola.
Ao observar o histórico da ação, vemos que o projeto iniciou em 2015, com o nome ‘De Repente no Espaço’, e acontecia na cidade de João Pessoa até o início de 2020 – quando foram adotadas as medidas sanitárias por causa da covid-19. Ao invés de suspender as atividades, os organizadores se valeram da criatividade e reconfiguraram a proposta, criando o ‘De Repente na Rede’, em formato on-line, através do YouTube.
Agora que o chamado ‘novo normal’ parece estar se consolidando, o projeto começou uma nova fase. Desta feita, a cantoria improvisada aportará em 12 municípios paraibanos, fortalecendo a cultura no interior do estado. Esse novo formato ocorrerá simultaneamente ao virtual, pois o ‘De Repente na Rede’ apresentará trechos das apresentações.
A realização é uma parceria da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc) com o Detran-PB, sob a coordenação de Iponax Vila Nova. A programação é formada por 30 repentistas, oriundos dos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão. Um bom exemplo que poderia ser seguido também por outros estados.
Padre Cícero
Integrando o projeto Janeiro de Grandes Espetáculos, haverá apresentação única da peça ‘Padre Cícero’ em Caruaru, agreste pernambucano. O espetáculo acontece neste sábado (22) no Teatro Rui Limeira Rosal (Sesc), às 21h. Os ingressos custam R$ 15 (antecipados) e disponibilizados pelo WhatsApp 81 99303.5008. No dia do espetáculo, custarão R$ 30 (inteira), com direito à meia-entrada.
III Curta na Serra
Pela primeira vez em formato híbrido, a terceira edição da mostra audiovisual começa nesta segunda-feira (24). Serão 35 curtas-metragens nacionais exibidos de forma on-line e gratuita. Sediada em Bezerros, a mostra homenageará a cineasta Katia Mesel e a artesã Das Neves. Outras informações, pelo site www.curtanaserra.com.br.
Circo em Petrolina
O conhecido circo Maximus estará em Petrolina, no sertão pernambucano, a partir do dia 28 de janeiro. A trupe, que vem do Paraná, se apresentará na Praça de Eventos que fica em frente ao River Shopping Petrolina, às 20h. A apresentação dura em média uma hora e quarenta minutos e tem muitos números criativos, como malabres, equilibristas e globo da morte.
Coluna assinada por Jénerson Alves
Jornalista, professor, especialista em Ensino de Língua Portuguesa e Suas Literaturas. É assessor parlamentar e integrante da Academia Caruaruense de Literatura de Cordel.