fbpx

Caruaru marca presença na Marcha das Margaridas, em Brasília

O evento, que está na 7ª edição e foi realizado nesta quarta (16), contou com a presença da secretária de Políticas para Mulheres de Caruaru e 45 mulheres agricultoras do município

A Prefeitura de Caruaru esteve presente na 7ª Marcha das Margaridas, ocorrida nesta quarta-feira (16), em Brasília (DF). A Secretária de Políticas para Mulheres, Luana Marabuco, acompanhou uma comitiva de 45 mulheres caruaruenses representantes do Movimento da Mulher Trabalhadora Rural do Nordeste (MMTR), Espaço Feminista e Marcha Mundial de Mulheres, entre outros, que foram reivindicar direitos ao governo Federal, juntos a 150 mil mulheres.

As Margaridas de Caruaru lotaram um ônibus, que saiu na madrugada do domingo (13) com destino a Brasília, chegando na terça (15) e já com muitas atividades como uma sessão solene na Plenária do Senado, oficinas, rodas de diálogos, trocas de saberes e diversos serviços que as mulheres tiveram acesso. De acordo com a secretária, várias delas já haviam participado de outras edições da Marcha das Margaridas “As que vieram pela primeira vez ficaram encantadas com a grandiosidade do ato. As demais sempre vêm reivindicar por seus direitos, são atuantes e muito fortes nessa luta”, ressaltou Luana Marabuco.

“A minha experiência foi transformadora”, relatou a secretária. “Estar conectada com mulheres de diversos lugares do país, de todos os estados, trabalhando, conversando, dialogando sobre políticas para as mulheres e sobre mais direitos para todas nós, principalmente para as mulheres do campo, faz com que a gente se conecte com essas mulheres, e isso reforça ainda mais para que todos os dias estejamos na rua lutando por mais direitos”.

Entre as reivindicações da secretária Luana Marabuco, especialmente na tenda do Ministério da Mulher, estava a implantação da Casa da Mulher Brasileira, em Caruaru. Pauta esta que fez parte das solicitações do prefeito Rodrigo Pinheiro, em sua visita na semana passada a Brasília, onde esteve com a Ministra da Mulher, Cida Gonçalves.

A Casa da Mulher Brasileira integra, no mesmo espaço, serviços especializados para os mais diversos tipos de violência contra as mulheres: acolhimento e triagem; apoio psicossocial; delegacia; Juizado; Ministério Público, Defensoria Pública; promoção de autonomia econômica; cuidado das crianças – brinquedoteca; alojamento de passagem e central de transportes.

Além das 45 Margaridas de Caruaru, Luana Marabuco foi acompanhada da Gerente de Articulação da Secretaria de Políticas para Mulheres de Caruaru, Elisangela Almeida.

Marcha das Margaridas

A Marcha das Margaridas é uma ação estratégica conduzida e protagonizada por mulheres trabalhadoras rurais do campo, da floresta e das águas com a finalidade de construir visibilidade pública e conquistar reconhecimento social e político. Esta Marcha é coordenada pelas mulheres organizadas na Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG), nas 27 Federações de Trabalhadores na Agricultura (FETAGs) e nos mais de 4 mil Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTRs).

Fonte: internet

Deixe seu comentário