fbpx

Brasileiros dando adeus ao Brasil

O Itamaraty afirma que o número de brasileiros que estão, oficialmente, vivendo no exterior aumentou 35% na Última década, totalizando mais de 4,2 milhões.
Segundo alguns pesquisadores na área de migração, esse número real pode chegar a 8 milhões, considerando aqueles que não declararam saída definitiva do Brasil e/ou que estão de maneira ilegal em algum país.

De acordo com uma matéria no valor econômico, ao serem entrevistados, muitos dizem que saíram do país por motivos diversos, tais como: ter mais segurança, ter melhores empregos e condições econômicas mais favoráveis.
Parece a saída para alguns e uma esperança de dias melhores, afirmam os pesquisadores na área de expatriação.

Ao ser perguntada sobre os motivos que a levaram a mudar-se para Lisboa em Portugal, a empresária que não quer se identificar, V.G, diz que não tem intenção de voltar, “Não sinto saudades dos impostos, apenas das praias. Não é que aqui seja tudo mil maravilhas, mas vejo as coisas funcionarem. Nesses 4 anos que eu e minha família estamos aqui conquistamos muitas coisas e acima de tudo, segurança para ir à rua, por exemplo.”

Meus amigos e leitores, nosso país, que é tão rico em belezas naturais, em um povo aguerrido, em gente do bem, mas que não tem andado tão bem na fita como deveria. Não trago esses dados para procurar um culpado, mas para mostrar uma tendência. Cada brasileiro que vai, deixa de produzir riquezas para o nosso país e apaga uma luz que na maioria das vezes, não volta a brilhar em nosso solo.
É ruim para a economia e bom para o estrangeiro que ganha mão de obra qualificada e sangue bom do Brasil.
E você, já pensou em largar tudo e ir embora também?

Samara Sarmento
Mestre em Economia pela UFPE, Bacharel em Administração, com especialização em Gestão de Marketing. Docente do IFPE, atuando nas áreas de Gestão, Negócios, Finanças e Economia Local.
@samarasarmento

Deixe seu comentário