Qualificações serão executadas pelo Sistema Fecomércio/Sesc/Senac, por meio da Faculdade Senac. Lançamento do programa para o biênio 2021-2023 acontece no próximo dia 2
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac Pernambuco, por meio do Senac, inauguram, em dezembro, núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX), com atuação conjunta em Pernambuco e em Alagoas. Por meio da parceria, que conta com aporte de R$ 1,5 milhão, as duas instituições atuarão na qualificação de 175 empresas dos dois estados nordestinos para a exportação dos seus produtos e serviços de forma planejada e segura. O evento de lançamento acontece na quinta-feira (dia 2), das 9h às 12h, no auditório da Casa do Comércio, localizada na Avenida Visconde de Suassuna, 265, Santo Amaro, Recife.
A ocasião contará com a presença de empresários convidados, instituições parcerias e integrantes da Apex e do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. Em pauta, a apresentação do PEIEX e seus objetivos para Pernambuco e Alagoas, depoimentos de empresas já atendidas e as oportunidades de crescimento e exportação para as empresas dos dois estados. Entre os participantes confirmados no evento, o diretor de Negócios da Apex Brasil, Lucas Felício Fiúza; o gerente de Inteligência de Mercado da Apex Brasil, Igor Celeste; o representante Regional da Apex-Brasil para a Região Nordeste, Sérgio Ferreira; o presidente do Sistema Fecomércio, Bernardo Peixoto; a diretora de Projetos Estratégicos do Senac Pernambuco, Maria Goretti Gomes; e o diretor da Faculdade Senac Pernambuco (FacSenacPE), Carlos Calado.
A iniciativa tem como principal benefício para a região o fortalecimento de sua economia, como destaca a coordenadora de Qualificação da Apex-Brasil, Rita de Albuquerque. “A preparação para atuar na exportação traz ganho de competitividade no mercado interno e externo. O PEIEX proporciona para empresas o aprimoramento da competitividade, com foco em atuação no mercado Internacional. Assim, ele fortalece a economia e contribui, inclusive, para a geração de empregos”, diz.
Sublinhando o pioneirismo da ação, esta será a primeira vez que um convênio do PEIEX é executado pelo Senac, instituição vencedora do chamamento público para o núcleo em 2020. A parceria é vista de forma positiva por ambas as instituições, uma vez que o Senac-PE consolida diálogo e atendimento às necessidades dos sistemas produtivos locais. “Promover o desenvolvimento e o fortalecimento do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Pernambuco é nossa razão de existir, é a nossa missão do Sistema. Nesse sentido, a exportação é um importante e grande passo para qualquer empresa. Significa não só ampliar mercados, mas consolidar um trabalho de sucesso. Seremos os parceiros que estas empresas precisam para ganhar o mundo”, reforça o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto.
Funcionamento da parceria e inscrições
O núcleo do PEIEX terá sede em Recife e em Maceió, com meta de qualificar 175 empresas para exportação. Desse total, a expectativa é qualificar 150 empresas de Pernambuco e 25 empresas de Alagoas, de modo que na sede Recife pelo menos 50 empreendimentos sejam, obrigatoriamente, de serviços, sendo os demais produtores de bens e demais segmentos. Por meio do projeto, ApexBrasil e o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac darão assistência às empresas de forma segura e planejada, para que comecem a exportar seus produtos e serviços.
As inscrições para o cadastro das empresas interessadas em participar do PEIEX Pernambuco e Alagoas 2021-2023 pode ser realizado por meio de formulário on-line. Após a realização do cadastro, os técnicos do projeto entrarão em contato para selecionar as empresas que têm potencial de implementar a exportação nas suas atividades e, em seguida, dar início aos trabalhos. A qualificação terá duração que varia de três a seis meses, a depender da disponibilidade do empresário.
PEIEX
O PEIEX é oferecido pela Apex-Brasil com o intuito de preparar as empresas brasileiras para iniciar o processo de exportação de forma planejada e segura. A Apex-Brasil realiza o PEIEX em todo o Brasil, com núcleos operacionais instalados em parceria com instituições de ensino, federações de indústria e fundações de amparo à pesquisa.
Até setembro de 2020, foram atendidas 4.349 empresas. Desse total, 73,49% estão na categoria de micro e pequenas empresas, e trabalham com produtos e/ou serviços de 61 diferentes setores. O segmento com maior número de empresas é o de alimentos e bebidas, seguido de máquinas e equipamentos, têxtil e confecção, móveis e cosméticos (dados de dezembro/2020).
As últimas edições do projeto nos dois estados aconteceram entre 2008 e 2018, em núcleos diferentes, com capacitação de mais de 1.200 empresas. Agora, a abertura do núcleo único com atuação conjunta no leste de Pernambuco e em Alagoas é motivada pelo direcionamento estratégico da Apex-Brasil de instalar o programa em todos os estados brasileiros.