Na última sexta-feira (19) Floresta foi palco de um encontro político que demonstrou unidade da Frente Popular no Sertão. Enquanto Bolsonaro reunia aliados pernambucanos em torno do início dos testes de uma das obras de transposição do Rio São Francisco, a Adutora do Agreste, aliados do governo Paulo Câmara promoveram uma entrega de sementes aos produtores rurais de Floresta, esse encontro deu o que falar.
O evento foi realizado no Parque de Exposição da cidade e foi bastante disputado. Contou com a participação do novo secretário de Desenvolvimento Agrário e deputado estadual licenciado, Claudiano Martins Filho (PP), do presidente do IPA e ex-deputado federal, Kaio Maniçoba (SD), do deputado estadual, Fabrizio Ferraz (PP), do secretário de Turismo e deputado estadual licenciado, Rodrigo Novaes (PSD), da prefeita de Floresta, Rorró Maniçoba (PSB), além de lideranças locais.
O encontro revelou um ato simbólico de unidade do palanque governista no sertão, além do lançamento do Programa Campo Novo, gerenciado pelo IPA e pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA). Mostrando que as políticas públicas para o desenvolvimento agrícola do sertão serão uma força eleitoral importante no jogo de 2022.
“O que nos une aqui neste ato é o interesse do povo e a liderança do governador Paulo Câmara. Nosso governo trabalha para todos os pernambucanos, de modo que as disputas políticas, de minha parte, nunca vão interferir. Floresta, Itacuruba e todo o estado terão em mim um trabalhador incansável para melhorar a vida da nossa gente” disse Rodrigo Novaes, emitindo um gesto significativo de pacificação entre as famílias Novaes e Ferraz e evidenciando a força governista do Sertão.
Em julho de 2020, o deputado estadual Fabrizio Ferraz já havia sinalizado o início de uma pacificação. Fabrizio atualmente é presidente da Comissão de Segurança Pública e Defesa Social da Alepe e vem pregando a paz na política de Floresta que na década de 90 foi acalorada e sangrenta.
Todo mundo sabe que esses atores políticos provavelmente disputarão vagas para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal em 2022, mas é inegável o trabalho de articulação política do Palácio do Campo das Princesas, que soube acomodar muito bem as forças da região e proporcionam atos políticos que dão um recado claro para a oposição: as bases estão fortes, as forças coesas e apontam uma situação favorável para os planos do PSB.
Diogo Moraes circulando
O deputado estadual Diogo Moraes (PSB) tem promovido a interlocução do prefeito Fábio Aragão (PP) com o governo de Pernambuco, e se dedicado a visitar obras do estado que têm seu DNA ou impressão digital.
Como votaram os deputados de Caruaru
Na última sexta (19), a Câmara dos Deputados deliberou sobre a prisão do deputado federal Daniel Silveira (PSL), que proferiu ataques verbais ao STF. Os deputados de Caruaru, Wolney Queiroz (PDT) e Fernando Rodolfo (PL), votaram pela manutenção da prisão do parlamentar. O único parlamentar de Pernambuco que votou contra a prisão foi o Pastor Eurico (PATRI).
Duras críticas
Na política de Caruaru chamou a atenção o vídeo do apresentador Dilson Oliveira, da TV Jornal Interior, que ousadamente fez duras críticas à gestão da prefeita Raquel Lyra, ao vivo no programa que ele apresenta, ‘O Povo na TV’.
Encontro com vereadores
A prefeita Raquel Lyra promoveu na última quinta-feira (18) encontro com os vereadores de Caruaru, com o intuito de apresentar a situação econômica e financeira do município para o ano de 2021, pontuando todos os desafios causados pela pandemia e pela crise econômica que assolou todo o país em 2020.
Protestos contra Bolsonaro
Várias capitais do país registraram carreatas de protesto contra o governo Bolsonaro. Embora não empolguem a população como as manifestações de 2013. Elas servem para aquecer as oposições e tentar uma unidade de projeto para 2022, além de pressionar o governo para agilizar a vacinação em massa, contra o “negacionismo”.
Não deixou o combustível incendiar
Foi em Sertânia, durante a inauguração de uma obra importante do governo federal que o presidente Bolsonaro anunciou a troca do presidente da Petrobrás. Depois de altas sucessivas do combustível, o presidente da república não deixou essa pauta incendiar sua popularidade, mesmo indo de encontro aos interesses do mercado financeiro, Bolsonaro não titubeou.