fbpx

Conheça 4 canais de incentivo para produções culturais

Se você tem uma ideia na cabeça e sabe que ela daria um projeto cultural incrível, talvez já tenha se sentido desanimado em algum momento imaginando que não tem condições financeiras para tirá-lo do papel. Mas, a verdade é que nada como uma boa pesquisa a fim de encontrar canais com informações que ajudem você a se inscrever em editais e programas de incentivo cultural.

E o primeiro passo é entender o que são essas iniciativas. Editais são atos oficiais de divulgação pública que informam sobre programas governamentais ou privados que destinam recursos para a realização de produções. No que se refere a programas culturais, são políticas com apoio público, civil ou privado, que promovem cultura de diferentes formas: seja com formações, apoios ou incentivos financeiros.

Ok, mas onde achar essas informações? Na lista a seguir, você vai conhecer quatro plataformas que divulgam editais/programas e até ajudam você a se inscrever nesses incentivos. São iniciativas espalhadas pelo Brasil, com oportunidades para todas as pessoas que desejam fomentar a cultura no nosso país.

Confira:

  1. Mapa da Cultura
    O Mapa da Cultura é um espaço para integrar e dar visibilidade a projetos, artistas, espaços, eventos culturais e seus produtores. Ele é a principal base de informações e indicadores do Ministério da Cultura. No menu Editais desse portal, você tem acesso a diferentes iniciativas para produção cultural no Brasil.
  2. Mapa Cultural de Pernambuco
    Já o Mapa Cultural de Pernambuco é uma plataforma livre, gratuita e colaborativa de mapeamento da Secretaria da Cultura do Estado do Pernambuco e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco. O objetivo é traçar o cenário cultural pernambucano, com acesso às informações sobre eventos, programas, espaços e agentes culturais. Nele, é possível pesquisar no menu Oportunidades por iniciativas em aberto em todo o estado.
  3. Prosas
    Essa é uma plataforma de seleção e monitoramento de projetos sociais e culturais, que conecta patrocinadores, empreendedores sociais e cidadãos. O diferencial desse portal é ser possível pesquisar por programas e editais em aberto, assim como se cadastrar a fim de se conectar com possíveis patrocinadores.
  4. Rumos Itaú Cultural
    O programa Rumos, mantido pelo instituto Itaú Cultural, possibilita ações artísticas e culturais, contemplando propostas nas cinco regiões brasileiras, que recebem o apoio do instituto para o desenvolvimento de projetos selecionados. Em seu portal institucional, estão reunidos conteúdos que orientam usuários sobre calendários, passo a passo de inscrições, além de vídeos com depoimentos de produtores culturais de diversos setores.

Essas opções são um interessante ponto de partida para ficar por dentro de tendências na área de produção cultural, conhecer quais são as instituições que apoiam agentes culturais e como se conectar com esses canais. Que tal conferir cada um deles? Certamente, podem ajudar você a buscar mais inspirações para o seu projeto.

Gostou desse conteúdo? Favorite o link, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando o Cena Cultural.

Johnny Pequeno
Jornalista, Produtor audiovisual e Diretor da @produtoravertigo

2 comentários em “Conheça 4 canais de incentivo para produções culturais”

Deixe seu comentário