O presidente Jair Bolsonaro (PL) participou nesta quarta-feira (23/3) da cerimônia de lançamento da Pedra Fundamental da Nova Escola de Sargentos do Exército em Araçoiaba (PE). Em discurso, o chefe do Executivo comentou sobre a importância da construção da escola, que centralizará a formação de sargentos do Exército. Bolsonaro não deixou de fazer um aceno ao que chamou de “nosso Nordeste”.
“Hoje, retornando mais uma vez a Pernambuco, ao nosso Nordeste, com a grata satisfação como chefe Supremo das Forças Armadas de inaugurar as obras de uma grande e única escola de formação de sargentos do Exército. Aqui, juntam-se 13 escolas e 15 cursos do Brasil”, apontou o presidente.
“Obviamente, a instrução melhor centralizada, será melhor administrada, poupando recursos e garantindo uma melhor formação para esses jovens que se voluntariam a entrar para o nosso Exército brasileiro”, completou.
Bolsonaro destacou ainda que houve uma disputa para a escolha do local da Nova Escola e negou escolha política.
“A escolha desse local, longe de uma escolha política, outros dois estados que disputaram foi Rio Grande do Sul e Paraná, do meu amigo Ratinho Jr. A escolha apresentada pelo comandante do Exército foi técnica. Voltando aos berços do Exército brasileiro, que data de 1648, aqui, a formação dos nossos futuros sargentos do Exército, bem como o curso de aperfeiçoamento dos mesmos. Ganha o Nordeste, ganha o Exército e, mais do que tudo, ganha o Brasil com essa escola que nasce com tudo para ser uma das melhores do mundo.”
O chefe do Executivo cumprimentou o comandante do Exército, general Paulo Sergio pelo patriotismo. “Comandante do Exército, cumprimento-o pelo empenho, pelo estudo, pelo patriotismo e pela escolha deste local. O Nordeste, cada vez mais, se apresenta para nós como um local de berço, de futuros sargentos do nosso Exército”, disse.
Estrutura
O comandante do Exército, general Paulo Sergio, destacou o trabalho da corporação no país. “Nesses quase 400 anos de história, o Exército tem demonstrado à sociedade brasileira sua capacidade operacional e seu compromisso com a defesa da soberania e do território do Brasil.”
A construção deverá ocupar uma área de 75 mil metros quadrados em Aldeia, numa região que abrange sete municípios do Grande Recife e Zona da Mata, com investimento de R$ 1,8 bilhão. A previsão é de que ocorram 2,4 mil formaturas de sargentos de carreira por ano.
À tarde, a previsão é de que Bolsonaro desembarque em Quixadá, no Ceará, para a cerimônia de lançamento da Força Tarefa das Águas.
Fonte: Correio Braziliense