Com a ampliação da vacinação infantil para as crianças entre 5 e 11 anos, os alunos nessa faixa etária poderão ser beneficiados com a imunização nas escolas. Essa ação já vinha sendo realizada no ano letivo de 2021, entre crianças e adolescentes com mais de 12 anos.
A vacinação acontece dentro das escolas, com o apoio da Unidade Móvel de Vacinação (Vacimóvel) e das equipes de Atenção Básica dos territórios. Cerca de 22 mil estudantes, de 5 a 11 anos, deverão ser vacinados nessa etapa.
O protocolo de retomada da volta às aulas da rede municipal de ensino foi coordenado pelo médico pediatra dr. Paulo Gustavo, que explicou como o protocolo foi fundamentado.
“Montamos um protocolo pensado naquilo que o município mais se sustenta, que são as evidências científicas para garantir uma retomada segura. Temos como modelo de avaliação protocolos bem-sucedidos, dentro e fora do Brasil, modernos, eficientes e, acima de tudo, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde”, disse.
Para tornar o processo ainda mais seguro, o protocolo também contou com a participação de uma equipe multidisciplinar, que proporcionou um grande avanço para a construção do mesmo.
Para receber o imunizante, os alunos precisarão apresentar: Cartão do SUS ou CPF, caderneta de vacinação e o termo de consentimento para menores desacompanhados, que será fornecido pela escola, mas que, também, está disponível no site Vacina Caruaru.