fbpx

Prefeitura de Caruaru realizou o III Fórum Municipal Juntos Pela Segurança

O evento reuniu representantes de diversos setores de segurança para traçar novos caminhos para atuar na prevenção da violência

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Ordem Pública, realizou, nesta quarta-feira (17), no Centro de Convenções Empresário Djalma Farias Cintra (Senac), o III Fórum Municipal Juntos Pela Segurança. O evento teve como objetivo repactuar as ações do novo Plano Municipal Juntos Pela Segurança.

O evento também serviu para apresentar as ações de segurança pública desenvolvidas no município e que trouxeram redução nos índices de violência. “O Fórum Juntos Pela Segurança busca a construção de um município seguro e sustentável. Recebemos mais uma vez a especialista em Segurança Pública, Melina Risso, para traçarmos novos caminhos para atuar na prevenção da violência. Evoluímos muito, mas ainda temos muito a fazer para garantir que os índices sigam diminuindo cada vez mais”, pontuou a Prefeita Raquel Lyra.

De acordo com os relatórios do Programa Juntos Pela Segurança, de 2017 a 2020, houve uma diminuição de 47,3% nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) na cidade. Já nos Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP), houve uma queda expressiva no município, atingindo 69% de redução.

A palestrante do evento, Melina Risso, é especialista com mais de 15 anos de experiência em Segurança Pública e consultora contratada pela Comunitas. Ela apresentou várias ações desenvolvidas no município que resultaram em números positivos obtidos ao longo dos últimos cinco anos.

“Não dá para pensar em segurança de uma maneira individual. A gente só faz isso de maneira coletiva. Caruaru se tornou um case de sucesso, elevando os números de segurança para Pernambuco. A ampliação dos Conselhos de Segurança dos Bairros (Consecs), o programa Ilumina Caruaru, inauguração das três etapas da Via Parque, concurso público da Guarda Municipal depois de 10 anos, criação do Observatório de Prevenção da Violência e requalificação de espaços públicos na cidade com ações de convivência da população nos locais foram alguns pontos fundamentais para planejar e fazer uma cidade mais segura. A integração com os órgãos de sistema de segurança e Justiça Criminal permite um salto maior do que já foi feito até aqui”, explanou Melina.

O Juntos Pela Segurança busca melhorar a segurança da população, promovendo políticas públicas de prevenção à violência e à criminalidade, bem como atuando de maneira integrada com os órgãos de Justiça Criminal, dos poderes Legislativo e Executivo municipais e da sociedade civil.

“Foi um desafio lançado em 2017, onde o Brasil estava passando por uma onda de violência e em Caruaru não estava diferente. Conseguimos reduzir os números de forma significativa ao longo desses cinco anos. O Monte Bom Jesus é um exemplo desse trabalho que deu certo. A partir de ações integradas, conseguimos pacificar o local. Intervenções urbanísticas que fizeram a comunidade se sentir parte do local. O Monte é símbolo da nossa cidade, um lugar de transformação, frequentado por todos”, detalhou o secretário de Ordem Pública, coronel Patrício Filho. “Foram mais de 500 inscrições, divididas em sete salas temáticas, para discutir políticas de prevenção. Quase 30 entidades estiveram presentes no Fórum, para, juntos, traçarmos novos caminhos para atuar na prevenção da violência e criminalidade”, complementou o coronel.

Deixe seu comentário