fbpx

Sobre Mieloma Múltiplo, o câncer que levou a óbito Cristiana Lobo

O mieloma múltiplo é um tipo de câncer da medula óssea, que afeta os plasmócitos, glóbulos brancos que ajudam a proteger nosso organismo contra infecções. Produzidos na medula óssea a partir da transformação dos linfócitos B, os plasmócitos fabricam as imunoglobulinas, anticorpos que combatem vírus e bactérias. Quando o mieloma múltiplo se manifesta, essas células têm a forma alterada e se multiplicam mais que o normal, o que afeta outras células do sangue.

Os chamados linfócitos B, presentes na medula óssea, quando expostos a corpo estranho, se transformam em plasmócitos, que produzem os anticorpos. A doença ocorre quando esse fenômeno de divisão celular se dá de forma errada, gerando uma malignização do processo, com a formação de células defeituosas e tóxicas ao organismo. 

Esse tipo de câncer se comporta de forma diversificada, a depender de cada organismo. Em algumas pessoas ele é bastante agressivo, em outras se pode conviver vários anos com a doença de forma branda, mesmo sem tratamento. A princípio, os sinais do distúrbio são inespecíficos – pode haver dor e cansaço, palidez e perda de peso, por exemplo – e por isso detectar a doença pode não ser tão simples em muitos casos. Com o diagnóstico complicado, muitas vezes quando o câncer é descoberto já está em estágio avançado.

Os cânceres hematológicos (das células do sangue) são mais raros, quando comparado aos outros tipos, estes correspondem a 1%. A doença raramente acomete jovens, em geral ela tem um acometimento potencializado a partir de 60 anos de idade. No Brasil tem se identificado que a faixa etária de maior adoecimento é entre 40 a 45 anos, embora não se tenham estudos epidemiológicos em nosso país para embasamento. Em geral, observa-se que o mieloma é mais comum em homens do que em mulheres.

 A jornalista e colunista política Cristiana Lobo há vários anos convivia com a doença, tendo seu estado agravado nos últimos dias, por um quadro de pneumonia. Cristiana faleceu nessa quinta-feira (11), ela tinha 64 anos e estava internada no hospital Albert Einstein, em São Paulo.

O Brasil perde hoje uma grande jornalista! Excelente comentarista política e parte importante da construção da comunicação brasileira. Uma das marcas que definem Cristiana é a elegância com a qual sabia dialogar, mesmo muitas vezes tendo que lidar com debates acalorados e temas delicados.

Essa foi a Coluna de Saúde de hoje. Me acompanhe através do Instagram @Nayara_gsousa.

Nayara Sousa

Enfª especialista em Ginecologia e Obstetrícia/ CEO do Consultório da Mulher na Cidade de Caruaru – Empresarial Difusora.

Deixe seu comentário