fbpx

Gleide destina emenda de 600 mil para Delegacia da Mulher do Recife

Governo do Estado também anuncia nesta tarde criação de novas Delegacias da Mulher, fruto do trabalho da deputada

A Delegada Gleide Ângelo anunciou o destino de uma emenda parlamentar no valor de R$600.000,00 para a reforma, a ampliação e requalificação do prédio da Delegacia de Defesa da Mulher do Recife, no bairro de Santo Amaro. O imóvel, que integra o acervo histórico da região, contém, há quase 40 anos, a unidade especializada, mas nunca passou por uma reforma e, hoje em dia, convive com problemas estruturais e de acomodação.

Atualmente, também funcionam na unidade os plantões da Delegacia da Mulher do Recife e do Departamento de Polícia da Criança e do Adolescente. Por isso, a expansão, que vai abranger uma área de 60m2, visa melhorar a instalação desses serviços – que funcionam, e sobrecarregam, o térreo do prédio. Assim, é comum encontrar mulheres desamparadas e fragilizadas, que, muitas vezes, vêm de municípios vizinhos e que terminam sendo revitimizadas na medida em que ficam, por exemplo, lado a lado com seus agressores — devido a falta da estrutura necessária. “Quando assumi o Departamento de Proteção da Mulher, em 2017, conheci de perto as dificuldades enfrentadas, não só pelas vítimas, que não encontram um espaço acolhedor o suficiente para abrigá-las. Essa falta de estrutura também compromete o atendimento da equipe policial, porque não tem o espaço físico adequado. Como resultado, temos pessoas amontoadas e pouca sensibilidade à situação de tantas vítimas”, comenta a parlamentar.

A capital pernambucana concentra os mais altos índices de violência contra as mulheres em todo estado. De acordo com dados da Secretaria de Defesa Social, entre os meses de janeiro e setembro, foram 7.223 registros de boletins de ocorrência de casos de violência doméstica, familiar e sexual. Foram quase 21.000 registros do tipo (20.844) nos últimos dois anos. “O ideal é que não precisássemos, nos dias de hoje, falar sobre a proteção das mulheres. Mas, ainda é forte o machismo enraizado em nossas relações e as mulheres ainda são vistas como objetos pertencentes aos homens. Por isso, compreendo a importância do meu cargo e procuro realizar as mudanças que vão fazer a diferença na vida de tantas mulheres. A reforma e a ampliação da Delegacia da Mulher de Santo Amaro é mais um degrau no conjunto de ações que estou fazendo no enfrentamento da violência contra a mulher em Pernambuco”, conclui.

NOVAS DELEGACIAS— O Governo do Estado anuncia nesta tarde (15h) e já encaminha para a Assembleia Legislativa o projeto de lei do Governo do Estado que vai criar as Delegacias de Polícia de Prevenção e Repressão aos Crimes Contra a Mulher em Olinda, na região metropolitana, Palmares, na mata sul, e Arcoverde, no sertão. O compromisso do Palácio com a deputada foi assumido ainda no mês de setembro, depois de meses de uma intensa articulação politica da Delegada Gleide Ângelo com o governador Paulo Câmara, os secretários de Defesa Social e da Mulher do Estado, Humberto Freire e Ana Elisa Sobreira, respectivamente, e os gestores municipais. As cidades foram escolhidas pela quantidade de registros policiais de violência doméstica e familiar, além de casos de feminicídio e estupro, assim como o quantitativo de medidas protetivas de urgência solicitadas. A cidade de Salgueiro, cuja especializada existe desde 2008, por meio da lei Nº 13.457, também terá sua unidade implantada ainda esse ano.

Deixe seu comentário