fbpx

COLUNA NOVO CONTEXTO: Os grupos políticos e a disputa para o Senado de 2022

As pesquisas para a disputa de 2022 ao Senado Federal em Pernambuco confirmam aquilo que a classe política tenta solucionar, o leque de opções de jogadores é vasto e com todos os “players” praticamente em par de igualdade.

Um dos fatores que coloca em par de igualdade os jogadores é a fragmentação das oposições em Pernambuco que hoje está dividido em três grupos, o que deseja Raquel Lyra (PSDB) no governo de Pernambuco, o que defende o nome de Miguel Coelho (DEM) para governador e o grupo que propõe uma chapa “puro sangue” bolsonarista, encabeçada pelo Ministro do Turismo, Gilson Machado. Já no lado da situação, a Frente Popular de Pernambuco, em seu arcabouço partidário robusto deve ter um nome do PSB para o governo.

Se contabilizarmos até aí são pelo menos quatro grupos. No grupo de Raquel Lyra, o nome mais forte para o Senado até agora é o do prefeito Anderson Ferreira, que na última semana oficializou junto com PSDB e Cidadania a formação de um bloco partidário, agregando o PSC, presidido pelo seu irmão André Ferreira, e o PL. Na prática, Raquel conseguiu aglutinar a maioria dos partidos que apoiaram ela para prefeita. Não se descarta o nome de Daniel Coelho (Cidadania) para o Senado, Coelho pontuou bem nas pesquisas e tem influência na região metropolitana.

Já no grupo dos Coelhos de Petrolina, ainda sonham com a união das oposições, mas com o “galeguinho” encabeçando a chapa, algo que o PSDB de Raquel, Bruno Araújo e Armando, não abrem mão. As pesquisas apontam o senador Fernando Bezerra Coelho com força para a disputa ao senado, mas o fator Miguel Coelho faz com que a família abra mão da reeleição do patriarca. Em caso de não haver a tão sonhada união, o nome da Delegada Patrícia Domingos (Podemos) poderia ser uma opção à disputa para o Senado. Mendonça Filho e Priscila Krause poderiam ser nomes para fortalecer a chapa de Miguel, mas ambos já sinalizaram que vão para a disputa de deputado federal e estadual respectivamente.

Ainda incerto, o nome de Gilson Machado é apontado tanto para o governo quanto para o senado, a chapa majoritária possivelmente irá agregar nomes pró-Bolsonaro como: Clarissa Tércio, Alberto Feitosa e Coronel Meira. Resta saber se o PTB será o caminho pacificado, ou aquele partido ao qual o Presidente da República se filiará. Não se descarta uma junção desse grupo ao projeto Miguel Coelho, o que daria mais opções ao Senado para o prefeito de Petrolina.

No ambiente da Frente Popular de Pernambuco a situação é complexa dada a quantidade de partidos e de nomes com chances reais de chegar ao Senado, contudo, é mais simples de resolução. Com a máquina governamental em mãos, o PSB terá que acomodar seus aliados em uma nova repactuação política, compensando aqueles que não foram contemplados na chapa majoritária e unindo a tropa em torno dos nomes escolhidos. Os nomes mais fortes para a disputa do senado são: Eduardo da Fonte (PP), André de Paula (PSD) e Silvio Costa Filho (Republicanos). Mas com a paridade da disputa, a fim de facilitar o processo de escolha e evitar um racha na Frente, o nome do governador Paulo Câmara (PSB) também é ventilado.

Até 2022 os grupos terão que viabilizar uma agenda interna de fortalecimento desses possíveis nomes, fortalecer as alianças existentes, além de abrir os debates sobre Pernambuco a fim de alcançar a aderência com a população.

Zé Queiroz busca se reconectar com sua base eleitoral

Em 2020 o ex-prefeito Zé Queiroz não participou do processo eleitoral de Caruaru, onde problemas de saúde na família e a pandemia não permitiram uma aproximação do deputado com o eleitorado. Nesse último final de semana Zé foi às ruas e prestigiou o aniversário de uma figura emblemática do bairro do Salgado aqui em Caruaru, Nino do Caldinho, evento ao ar livre que contou com show de Marlene do Forró e queima de fogos de artifício. O deputado dá o pontapé inicial na busca de se reconectar com sua base eleitoral, sabendo que a disputa em 2022 na cidade de Caruaru será acirrada e que não dá pra esperar em casa, haja vista a ausência na última eleição municipal.

Tonynho Rodrigues intensifica visitas em Caruaru

Pré-candidato a Deputado Federal nas eleições do ano que vem, o empresário Tonynho Rodrigues tem marcado presença em várias áreas de Caruaru, nos últimos dias. No final de semana, Tonynho prestigiou também a festa de aniversário do tradicional Caldinho do Nino, no bairro do Salgado, um dos maiores colégios eleitorais da Capital do Agreste. Por onde passou, o filho de Tony Gel foi muito bem recebido, e chamado por muitos de meu deputado federal.

Edilson Tavares prestigia filiação de Miguel Coelho

Embora faça parte da Frente Popular, o prefeito de Toritama esteve presente no ato de filiação do prefeito Miguel Coelho ao DEM. O senador Fernando Bezerra Coelho destinou emendas para Toritama, Edilson (MDB) retribuiu, como sempre faz, de forma diplomática, os gestos de apoio à sua gestão prestigiando a filiação de Miguel. Mas o gesto não quer dizer que seja um apoio, segundo ele é necessário conhecer os concorrentes ao Palácio.

Luciano Bivar destina 7 milhões para São Caetano

O prefeito Josafá fez questão de usar as redes sociais para agradecer ao deputado federal Luciano Bivar pela destinação de 7 milhões de reais para o município de São Caetano. Desses 7 milhões, 5 são para a construção de um Polo de Moda Infantil e 2 milhões para a Saúde.

Progressistas promovem ato de filiação no município de Sirinhaém

Ao lado da prefeita de Sirinhaém, Camila Machado, e da vice-presidente do Partido Progressistas (PP) Mulher de Pernambuco, Aline Mariano, o deputado federal e presidente estadual do PP, Eduardo da Fonte, e o vice-presidente, Lula da Fonte promoveram nesta sexta-feira (24) a filiação de mulheres de todo o estado ao partido. O evento foi realizado no auditório do Shopping de Sirinhaém, seguindo os protocolos exigidos pelos órgãos de saúde.

Raquel em Nova Iorque

A prefeita Raquel Lyra (PSDB), foi escolhida entre outros 40 prefeitos do mundo para participar de um curso de liderança e gestão pública promovido pela Universidade de Harvard, nos EUA. O curso é promovido pela Bloomberg Center for Cities at Harvard University e tem duração de um ano, com aulas online e uma semana presencial, em Nova Iorque. Além do curso, Raquel tem usado suas redes sociais para mostrar a transformação urbanística de Nova Iorque.

Edson e Alessandra Vieira querem a união das oposições

A deputada estadual Alessandra Vieira e o ex-prefeito Edson Vieira defendem a união das oposições. No último sábado (25/09) estiveram presentes no ato de filiação ao DEM do prefeito Miguel Coelho. O casal também esteve presente na visita do governador de São Paulo, João Dória (PSDB). Resta saber, caso essa tão sonhada união não saia, de que lado será o casamento partidário?

Deixe seu comentário