No dia 25 de julho é comemorado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, a data foi criada em 1992 a partir de um encontro na República Dominicana, colocando como centro dos debates temas como: igualdade racial, de gênero e enfrentamento à violência.
O objetivo principal desta data é dar visibilidade às lutas das mulheres negras de diferentes origens e regiões contra o racismo, o sexismo e a discriminação de classe, por isso é tão importante dar visibilidade à esta e outras datas tão importantes, pois o dia 25/07 é símbolo de luta e resistência contra retrocessos e violência de gênero.
Enquanto a data foi criada em 1992, no Brasil o dia passou a ser comemorado somente a partir de 2014. Esse dia também presta uma homenagem para a líder quilombola Tereza de Benguela, mulher que se tornou heroína para o povo negro do país, principalmente para as mulheres. Durante o período da escravidão, após a morte do marido, a Rainha Tereza — como ficou conhecida — liderou o Quilombo de Quariterê, localizado no atual estado do Mato Grosso. Na época, sua liderança se destacou.
O filme retrata o encontro e reviravolta na vida de 2 mulheres negras, que sofrempreconceito no mercado de trabalho, estigma e são, em diversas oportunidades, cobradas, menosprezadas e testadas pela sua capacidade ou não de resolver e estar na posição de líder. Um filme que só mostra que a mulher precisa – o tempo todo – demostrar que pode, que é capaz e que o fato de ser mulher não a diminui e nem a incapacita para exercer determinadas funções, a capacidade da mulher está sempre sendo colocada em xeque.
Concluo a nossa coluna dessa semana com essa frase célebre de Viola Davis:
“Todos os sonhos estão dentro de alcance. Tudo que você tem de fazer é continuar se movendo em direção deles”
E você mulher, seja luz, seja força, seja movimento! Não pare, nem desista – se necessário – descanse, mas nunca se dê por vencida! Beijo no coração!
Lorena Benitez
Paraguaia, Acadêmica de Direito, Membra colaboradora da Comissão de Direitos dos Refugiados da OAB/PE, Membra do Comitê Interinstitucional de Proteção aos Direitos da Pessoa em Condição de Migração, Refugio e Apátrida de PE – COMIGRAR.
A coluna dessa semana me fez refletir sobre o quanto sou importante, e percebi que estou no caminho certo buscando incansavelmente ser feliz e realizada no alcance dos meus sonhos!
Que bom Romilda,fico feliz em saber que você acompanha a nossa coluna. Você é uma profissional excelente, de capacidade impar e de coração enorme. Continue assim, Mahatma Gandhi dizia que “A satisfação está no esforço e não apenas na realização final”, você está no caminho certo!!! Importante lembrar que nos nossos caminhos, sempre estejamos com o olhar voltado para aqueles mais vulneraveis ou não tenham acesso as mesmas oportunidades que a gente, isso faz toda diferença na caminhada. Beijão!