A OAB Caruaru em parceria com o Poder Legislativo realizou uma audiência pública na quinta-feira (22) para discutir o fechamento da 1ª Câmara Regional. A desinstalação da comarca, que funciona como uma extensão do Tribunal de Justiça, foi tema de audiência proposta pelo presidente da Casa Bruno Lambreta (PSDB) no último dia 30/06. O equipamento sediado em Caruaru atende a região Agreste e Sertão e abarca 125 municípios. De acordo com o presidente da OAB Pernambuco, Bruno Babtista a remoção distancia e enfraquece diretamente o elo entre a justiça e a sociedade civil.
O presidente da OAB Caruaru, Fernando Santos Junior iniciou sua fala afirmando a importância da permanência da comarca em Caruaru, visto que é a primeira e única Câmara regional do interior do país. “Isso mostra o pioneirismo de Pernambuco e o quanto essa Câmara representa os anseios da Constituição Federal” salientou Fernando.
Santos ainda reiterou que em reunião com o presidente do TJ, Fernando Cerqueira, ele disse que após a movimentação gerada a partir da audiência, proposta por Lambreta e apoiada pelos demais parlamentares, os desembargadores estão refletindo sobre a possibilidade de desinstalação da 1ª Câmara.
Estiveram presentes na mesa, o vereador Bruno Lambreta, o ex-governador de Pernambuco, João Lyra Neto, o vice-prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, Bruno Baptista e Fernando Santos Junior. Além das parlamentares Aline Nascimento (CIDA), Perpétua Dantas (PSDB), os parlamentares Anderson Correia (PP), Cabo Cardoso (PP) e representantes de deputados e prefeitos das cidades atingidas pelo ato nº 566.