A Assembleia Legislativa de Pernambuco inicia, na próxima segunda (1º), a terceira Sessão Ordinária da 19ª Legislatura. Durante a reunião, marcada para começar às 14h30, tomarão posse os membros da Mesa Diretora eleita para o biênio de 1º de fevereiro de 2021 a 31 de janeiro de 2023. Pela primeira vez na história da instituição, a cerimônia será virtual, com transmissão ao vivo pela TV Alepe – canal 10.2 – e pelo YouTube.
Conforme calendário definido pela Constituição Estadual, os trabalhos legislativos ordinários ocorrem entre 1º de fevereiro e 30 de junho, no primeiro semestre, e de 1º de agosto a 21 de dezembro, no segundo. A reabertura das atividades terá a leitura de mensagens do presidente da Casa, deputado Eriberto Medeiros (PP), e do governador Paulo Câmara, além de pronunciamentos dos líderes do Governo, Isaltino Nascimento (PSB), e da Oposição, Antonio Coelho (DEM).
Serão reempossados por mais um biênio o presidente Eriberto Medeiros e o primeiro-secretário, Clodoaldo Magalhães (PSB). Além deles, assumirão cargos na Mesa Diretora os deputados Aglailson Victor (PSB), primeiro vice-presidente; Manoel Ferreira (PSC), segundo vice-presidente; Pastor Cleiton Collins (PP), segundo-secretário; Rogério Leão (PL), terceiro-secretário, e Alessandra Vieira (PSDB), quarta-secretária. Os parlamentares que ocuparão as vagas de suplentes, pela ordem, serão: Antonio Fernando (PSC), Simone Santana (PSB), Joel da Harpa (PP), Henrique Queiroz Filho (PL), Dulci Amorim (PT), Fabíola Cabral (PP) e Romero Albuquerque (PP).
Instalada a Sessão Ordinária, a Assembleia retomará seus trabalhos normais, como análise de proposições, reuniões de Comissões e Plenárias. Em razão da persistência do quadro de emergência de saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19, os encontros ocorrerão por videoconferência, utilizando o Sistema de Deliberação Remota (SDR). O Plenário se reunirá a cada semana, às quintas, enquanto os colegiados temáticos farão as análises de projetos de lei e outras matérias, de segunda a quarta.
De acordo com Eriberto Medeiros, desde o início da pandemia, o maior propósito da Alepe tem sido o de salvar vidas. O presidente sustenta que os deputados terão pela frente, em 2021, “o enorme desafio de reinventar o Poder Legislativo”. “O cenário impôs dificuldades ao Poder Público, mas 2020 também foi um ano de aprendizados”, afirma. “Vamos trabalhar priorizando a segurança de todos, seguindo com as reuniões virtuais, mas utilizando as ferramentas que temos à nossa disposição para gerar ações de impacto social. A Alepe está engajada em proteger as pessoas e contribuir para a retomada da economia.”
O novo período terá a participação da deputada Laura Gomes (PSB), que tomou posse para o terceiro mandato na vaga deixada pelo ex-deputado Sivaldo Albino, eleito prefeito de Garanhuns (Agreste Meridional). Já o deputado Marcantonio Dourado Filho (PP) – que, inicialmente, substituiria Claudiano Martins Filho por apenas quatro meses de licença – também seguirá no Parlamento, uma vez que o colega foi nomeado secretário estadual de Desenvolvimento Agrário.
Fonte: Alepe