Equipamento irá receber turistas e visitantes quando o decreto estadual que trata das restrições durante a pandemia permitir retorno das atividades.
A Prefeitura de Caruaru entregou, na tarde desta quinta-feira (20), a revitalização da Casa-Museu Mestre Vitalino. O ícone do centro de artes figurativas recebeu uma série de ações voltadas à manutenção.
Recentemente foi concluída a restauração de toda cobertura (madeiramento e telhas) e aplicado uma resina impermeabilizante para proteção da estrutura física da casa. “Aqui é resultado de um esforço coletivo a Casa de Vitalino é um símbolo do nosso coração, que vem para perpetuar nossa cultura. Nosso sentimento de cuidado e de carinho permanece aqui aqui, sendo um dever de todos, esse serviço não tem fim. Agora é que vai ficar bonito”, destacou a prefeita Raquel Lyra durante a entrega.
Além disso, encontra-se em restauro o acervo da Casa-Museu, bem como tem sido feita a requalificação das áreas externas (cercamento, sinalização, iluminação e paisagismo), com propósito de deixar o equipamento em condições de receber os turistas e visitantes quando o decreto estadual que trata das restrições durante a pandemia permita o retorno das atividades.
História
A Casa-Museu Mestre Vitalino foi residência do mais famoso artesão e ceramista de Caruaru e um dos mais importantes do Brasil, Vitalino Pereira dos Santos (1909-1963), popularmente conhecido como Mestre Vitalino.
O artista começou a criar suas peças a partir dos oito anos de idade. Os bonecos que criava eram seus brinquedos e suas peças recriavam cenas do cotidiano do povo nordestino e o modo de vida do sertanejo. Esta retratação é conhecida entre especialistas como arte figurativa.
A produção do artista passou a ser iconográfica e inspirou a formação de novas gerações de artistas, especialmente no Alto do Moura.
Na Casa-Museu é possível conhecer réplicas de suas principais obras, utensílios domésticos pertencentes à família Vitalino e fotografias que retratam um pouco da história do ceramista.
Foto: Janaína Pepeu