Com o objetivo de ampliar a oferta de água para os moradores do Sertão Central, o governador Paulo Câmara assinou, nesta quinta-feira (13.05), contrato para implantação do novo sistema de abastecimento do município de Terra Nova, a partir do Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco (PISF). Com investimento de R$ 850 mil, a obra será executada pela Compesa e beneficiará sete mil moradores da cidade. A iniciativa foi divulgada durante reunião virtual, que tratou ainda do andamento das intervenções do novo sistema adutor de Salgueiro.
“Espero ter a oportunidade de, no final do ano, inaugurar presencialmente essa implantação do novo sistema de Salgueiro e, ao mesmo tempo, conseguirmos diminuir de maneira drástica o rodízio de hoje, que já é uma demanda antiga da população de Terra Nova. Apesar das dificuldades, nos planejamos para fazer ações necessárias como essas em todas as regiões do Estado”, afirmou Paulo Câmara.
A obra em Terra Nova prevê a implantação de uma estrutura de captação de água flutuante, que será instalada no Reservatório do Livramento, composta por dois conjuntos de motobombas. Além disso, será implantado um quilômetro de adutora, com diâmetro 250 mm, para interligação ao Sistema Integrado do Sertão e abastecimento dos moradores do município, com uma vazão de 31 litros de água por segundo.
A secretária estadual de Infraestrutura e Recursos Hídricos, Fernandha Batista, classificou a assinatura do contrato para a execução do sistema como mais um grande passo para garantir segurança hídrica aos sertanejos. “O Governo do Estado vem atuando para universalizar o acesso à água, em quantidade e qualidade adequada, para todas as regiões, especialmente as que historicamente sofrem com a escassez de chuvas. As águas do Rio São Francisco, que estão chegando ao Estado pelo Eixo Norte da Transposição, vão proporcionar melhor qualidade de vida para os moradores, além de impactar na economia e no sustento da população”, enfatizou.
Já a implantação do sistema de abastecimento de Salgueiro, vistoriado nesta quinta-feira pela secretária, recebeu um aporte de R$ 6,4 milhões. O projeto prevê uma estrutura de captação de água flutuante no Reservatório de Negreiros – que também integra o Eixo Norte do PISF – composta por três conjuntos de motobombas, além de mais de seis quilômetros de adutora, com diâmetros 400 e 500 mm, para interligação ao Sistema Integrado do Sertão, sendo possível abastecer os moradores de Salgueiro com uma vazão de 200 litros de água por segundo.
“Os trabalhos estão previstos para serem concluídos em outubro. A entrega dessa obra vai possibilitar que cerca de 60 mil pessoas recebam água diariamente nas torneiras de casa, reafirmando o compromisso da Compesa em ampliar o acesso a água tratada para todos os pernambucanos”, salientou a presidente da Compesa, Manuela Marinho.
Foto: Hélia Scheppa/SEI