A China, que 1000 anos atrás inventou o papel moeda, também entra pra lista de pioneira ao lançar, na última semana sua própria moeda: o yuan digital.
Já pensou se 20 anos atrás falássemos as pessoas que teríamos moedas virtuais que não precisariam de papel moeda, e que também não seria cartão de crédito ou cheque, mas que funcionaria como um ativo de investimento criptografado. Oi? Calma, devagar! Sim, eu sei que pareceria algo muito futurístico, e, com certeza, seríamos chamados de loucos.
Loucura mesmo é pensar que em 2009 foi criada a moeda mais negociada de 2020: o bitcoin. Uma unidade custava centavos de dólares e interessava a poucos. hoje está a aproximadamente 60 mil dólares uma unidade, cerca de 345 mil reais. Eu ouvi um: Uauu?! Percebemos o avanço das criptomoedas nos últimos cinco anos, e, analisando os gráficos de crescimento, a valorização foi tamanha, mesmo em meio à pandemia o bitcoin chegou a crescer mais de 400%.
O espanto ao falar desse tipo de ativo de investimento não existe mais, mas é válido o alerta: o criptomercado não é para iniciantes. É necessário ter conhecimento e estudar o comportamento das moedas para investir. Vale também lembrar que no mercado de renda variável não há garantia de ganhos, e vale reforçar que também existem aproveitadores que organizam esquemas de pirâmides financeiras, o que é uma crime, iludindo pessoas leigas sobre o assunto com a promessa de ganhos rápidos absolutos e garantidos. Lembre-se que no mercado financeiro de renda variável, não se tem certeza sobre ganhar ou perder.
E pra finalizar esse tópico da semana, vou deixar aqui pra vocês as minhas apostas de valorização desse universo digital, para esse ano de 2021, com os nomes de três criptomoedas que vem apresentando tendência de crescimento. Mas lembre-se: tudo é especulação, nada é indicação. São elas: Chainlink (LINK), TrustSwap (SWAP) e Cardano (ADA). Ah, Bitcoin ainda tem espaço pra crescer, mas nem precisa citar, né? Vamos seguir acompanhando?
Até a próxima semana!
Samara Sarmento
Mestre em Economia pela UFPE, Bacharel em Administração, com especialização em Gestão de Marketing. Docente do IFPE, atuando nas áreas de Gestão, Negócios, Finanças e Economia Local. @samarasarmento