A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SDSDH) e do Serviço de Inclusão Social para Pessoa com Deficiência, lançou ontem (2), Dia Mundial de Conscientização do Autismo, um Censo com o objetivo de identificar pessoas com esse tipo de transtorno. Com base nas informações, será possível a viabilização de ações mais direcionadas para este público.
A partir desse Censo será implantada a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), prevista na Lei 13.977/202. A pesquisa está disponível no link https://forms.gle/zfBge69fHqdzBp6P9.
Para o secretário de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Carlos Braga, a secretaria vem trabalhando, incansavelmente, para a implantação dessa carteirinha, reafirmando o compromisso da Prefeitura com os direitos humanos.
“Como esse transtorno nem sempre é visível, será muito importante essa carteira para identificar a pessoa com TEA, e ajudará a garantir os direitos estabelecidos por leis”, afirmou Carlos Braga.
Segundo Marcos Gervásio, coordenador do Serviço de Inclusão Social para Pessoa com Deficiência, com a carteirinha será possível desenvolver políticas públicas focadas para termos ambientes cada vez mais humanizados em nossa Caruaru.
Após a compilação de dados no Censo, a Prefeitura divulgará a lista de documentos e os locais onde poderão ser expedidas as Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
Outras informações sobre o Serviço de Inclusão Social para Pessoa com Deficiência: (81) 98384-5652