fbpx

Cena Especial – Curta Taquary por um mundo melhor

A coluna dessa semana traz uma cobertura especialmente voltada para os fãs de audiovisual em Pernambuco. Março nos brinda logo com dois eventos voltados para a sétima arte: os festivais Curta Taquary e o Festival de Cinema de Caruaru. E, para destacar a importância dessas iniciativas, vamos inicialmente falar sobre o festival Curta Taquary, que marca sua décima quarta edição em 2021.

Em meio à pandemia de Covid-19, o Curta Taquary trouxe este ano um formato híbrido entre on-line e presencialcom exibição de curtas via streaming, além de um laboratório de realização de documentários.

Ao todo, 72 filmes estão disponíveis no site do festival, divididos em 10 mostras, sendo oito competitivas. Todas as produções têm como foco desenvolver o senso crítico do público em prol de uma sociedade mais justa e em equilíbrio com todos os seres vivos.

Não à toa, o festival teve início no dia 16, data nacional da conscientização das mudanças climáticas, e se encerra 22 de março, Dia da Água.

Para o organizador do evento, o produtor audiovisual Alexandre Soares, trata-se da oportunidade de mostrar a força do audiovisual como ferramenta transformadora por um mundo melhor. E é sobre isso que conversamos em um bate-papo especial que preparamos pra você. Confira:

O Cena Cultural já viu

E aí, que tal fazer uma maratona no streaming do Curta Taquary? Selecionamos algumas produções para você conhecer o acervo disponível no festival.

Curta 1 – Nossas Mãos São Sagradas – Mostra Por um mundo melhor

Esse documentário acompanha o encontro entre parteiras e aprendizes povo Pankararu, em Pernambuco. Com leveza e sensibilidade, o filme apresenta os significados, as relações estabelecidas e os elementos que constituem esse ofício ancestral na comunidade.

Curta 2 – Inabitável – Mostra Brasil

Uma obra de realismo fantástico com toques de suspense ,este curta narra uma mãe em busca de sua filha desaparecida depois de não retornar de uma festa. Como pano de fundo, há um sensível retrato da violência do país que mais mata a população LGBTQIA+.

Curta 3 – Ela que mora no andar de cima – Diversidade

Esse curta brinca com as expectativas que uma paixão pode despertar em uma pessoa. Luzia vira “cobaia” dos doces e quitutes da vizinha confeiteira, Carmem. A amizade evolui para uma paixão, que traz um novo sabor para os dias amargos dela.

Curta 4 – O menino e o ovo – Criancine

Um questionamento ingênuo de uma criança cria uma narrativa lúdica e encantadora. Em Cuiabá, Joana escuta que é possível fritar um ovo no asfalto, de tão quente que é o chão. Proibida pela mãe de testar com os ovos de casa, a menina fará de tudo tirar essa dúvida da cabeça dela.

Curta 5 – Covid-19 Zeitgeist-20 – Mostra Curtas Fantásticos

A partir de sequências de animações fragmentadas que se complementam a partir da narração em off, esse curta se inspira livremente no conto  “De quanta Terra Precisa um Homem”, de Tolstói, para evidenciar a ambição e o orgulho em tempos de conectividade, posts, curtidas, compartilhamentos e números de seguidores. 

Curta 6 – Fragmentos ao vento: 1945 – Mostra Sessão Especial

Essa produção traz um recorte do período do final da II Guerra Mundial, para retratar um contexto estrutural de discriminação étnico-racial, no qual uma mulher negra tenta sobreviver no sul do Brasil de 1945.

Curta 7 – Os dias com você – Mostra Universitária

Um curta certamente voltado para o público do Tik Tok, Reels e afins. A partir de uma montagem dinâmica e fragmentada, conhecemos em 4 minutos o recorte de história de um casal se prepara para a despedida e a saudade que sentirão um do outro.

Filme 8 – Amucha – Latinoamericana

Feito com técnica de marionetes, esse curta chileno encanta pela relação entra um avô e sua neta, em uma narrativa repleta de elementos folclóricos e de equilíbrio com a natureza.

Filme 9 – E agora, você – Mostra Dália da Serra

Imagine que nossos maiores temores sobre aquecimento global se tornaram realidade no Brasil de 2048. Nesse contexto distópico, o protagonista José tenta sobreviver com as últimas lembranças de uma realidade em que ainda era possível fazer contato com outras pessoas – uma em particular.

Filme 10 – Canudos em minha pele – Primeiros Passos

Trata-se de uma performance poética em vídeo, tendo como cenário o Assentamento Normandia, em Caruaru, que reflete a resistência histórica do povo brasileiro.

Gostou desse conteúdo? Favorite, compartilhe e acompanhe nossos artigos toda semana. Na próxima coluna, vamos falar sobre o Festival de Cinema de Caruaru.

Johnny Pequeno
Jornalista, Produtor audiovisual e Diretor da @produtoravertigo

1 comentário em “Cena Especial – Curta Taquary por um mundo melhor”

Deixe seu comentário