Mais uma turma do Projeto de Empreendedorismo na Escola (ENE) foi concluída pela Prefeitura de Bezerros, no Agreste pernambucano, através do trabalho intersetorial entre as Secretarias de Administração e Inovação e de Educação. A iniciativa, realizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), por meio do Instituto Êxito de Empreendedorismo, tem como objetivo despertar as habilidades empreendedoras na escola, com o uso de ferramentas inteligentes. Esta é a 3ª turma formada pelo projeto no município.
“Dia de celebrar a conclusão de mais uma turma do nosso Projeto de Empreendedorismo na Escola. Dessa vez, contemplando os estudantes da Escola José de Góes, num momento de troca de conhecimento e da descoberta de novos talentos empreendedores, dentro e fora da sala de aula. Junto à Unesco e ao Instituto Êxito, a quem expresso minha gratidão, já são aproximadamente 250 estudantes formados para empreender na vida, na escola e no trabalho”, destacou a prefeita Lucielle Laurentino.
O curso “Lições de empreendedorismo para o alcance de uma educação emancipadora e transformadora” ofereceu 16 lições empreendedoras, pautadas nos pilares de uma educação emancipadora, plano de negócios, desenvolvimento de habilidades socioemocionais e visão empreendedora, com certificado de conclusão, após apresentação final dos resultados. A turma formada desenvolveu sete planos de negócios, sendo nas áreas de beleza, alimentação e veterinária.
“Parabéns, crianças! Tenho certeza que cada projeto acrescentou na vida de cada um de vocês e vai oportunizar crescimento junto ao futuro. Espero vê-los empreendendo e tendo sucesso nas profissões escolhidas. Bezerros acredita no potencial de vocês, portanto conquistem o mundo. Gratidão aos parceiros que nos ajudaram e ajudam a tornar esse sonho em realidade, especialmente a Unesco, o Instituto Êxito e a Pitang”, concluiu a gestora bezerrense.
Na prática, ao longo de três meses (27 de setembro a 06 de dezembro de 2024) cada estudante desenvolveu suas competências pessoais, técnicas, gerenciais e sociais para aplicar ao seu plano de negócio e posterior projeto de vida. As 13 propostas desenvolvidas foram avaliadas por uma banca julgadora, formada por representantes do município, que acompanhou a explanação dos estudantes. Os projetos avaliados receberam pontuações e considerações de ajustes ou melhorias nas iniciativas.
Ao todo, já são aproximadamente 250 estudantes formados e preparados para empreender no mercado de trabalho. Além da Unesco e do Instituto Êxito de Empreendedorismo, a Pitang Agile It também é parceira do projeto ENE em Bezerros.
Foto: Joelma Silva – GECOM/PMB