Centro de Ensino do Agreste realizou em Caruaru um Café com Empreendedoras
O Café com Empreendedoras que ocorreu ontem (18), foi marcado por muita partilha, aprendizagem e network. Foram trocas brilhantes envolvendo as participantes. O encontro contemplou os desafios das empreendedoras que buscam aprender e crescer em conjunto para o fortalecimento.
O que contribui para uma jornada de sucesso?” Foi uma dos questionamentos abordados na ocasião. A Diretora da instituição Nayara Sousa partilhou aspectos importantes que contribuem para uma jornada empresarial de sucesso, como a ambiência, a mentalidade e o preparo. Segundo Nayara “O ambiente que escolhemos irá influenciar positivamente ou negativamente em nosso crescimento. Nós precisamos escolher bem os locais e as pessoas que caminharão conosco. Assim como, desenvolver uma mente vencedora, para compreender que erros e fracassos fazem parte do processo. Ser empreendedora é um desafio diário e este, requer ambiência adequada, mentalidade vencedora e muito preparo. “
“É extremamente importante desenvolver uma boa rede de contatos para parcerias, ampliando o leque de pessoas interessantes que permitam contribuir mutuamente. Para tal, conversar com diferentes profissionais de empresas e organizações para decisões mais estratégicas.” Destacou.
Um dos momentos mais emocionantes da noite foi o de reconhecimento do grande trabalho desempenhado por empresárias em nossa cidade. Na ocasião, foram homenageadas as empresárias: Manuela Lima, Lorena Benitez, Kathe Almeida e Cristiane Mendes. As homenageadas puderam compartilhar suas histórias e trajetórias empreendedoras, inspirando todas as presentes.
A apresentação de Manuela Lima foi cheia de interação com a sua história de vida, maternidade e compromisso social. Sua vivência com as dinâmicas da sua empresa de contabilidade, assim como os projetos sociais que desempenha, trouxeram as presentes um novo ânimo de que é possível administrar vida pessoal e profissional de uma forma saudável. Ela lembra bem que é preciso ter um tempo para descansar, planejar as rotinas e antecipar as ações necessárias. Gosta de atender seus clientes com informações de qualidade, com preparação para as demandas constantes. Conectou muita identificação com as mulheres por sua ousadia e desenvoltura em toda sua trajetória.
A empresária Kathe Almeida compartilhou sua vivência, tendo a determinação como pelo seu propósito. Formada em Administração e Marketing de Moda, criou ainda na universidade a sua marca de Moda. Passou por momentos de muitas dificuldades e mudanças que impôs desafios com sua empresa, necessitando de novas direções. Buscou estruturar sua marca por meio de consultorias e conhecer o seu público. Então, precisou persistir para seguir nos seus processos, ficando atenta a cada detalhe que fez a diferença. Entende que precisa de pessoas para fazer crescer o seu negócio e entregar valor das suas peças para mulheres. Emocionou a todas com o estilo de gestão e realizações.
A profissional Lorena Benitez que é Paraguaia, veio para o Brasil para casar-se e trabalhar. Era estudante de Designer de interiores e conseguiu emprego numa loja de móveis planejados. Aprendendo o idioma, como atender bem os clientes e saber se portar nas vivências de humanizar as relações de trabalho. Passou a estudar advocacia e empreender. Hoje coordena com o seu marido, o Stanley Advocacia, que é um escritório especializado no atendimento de pessoas deficientes. Lorena assim como Manuela, coordena na cidade grupos que realizam um trabalho de inclusão social, a exemplos do “Orgulho Down” e “Atipicamente”.
A empresária da Emme7 Planejados, Cristiane Mendes contou sua trajetória com sua família de uma base humilde e empreendedora com lojas. Estudou advocacia, trabalhou na Vara da Família e Direito do Trabalho, mas encontrou realização no empreendedorismo. Mãe de cinco filhos, aprendeu a gerenciar seu tempo, continuou os seus estudos e atividades. Buscou cuidar da família com toda dedicação e tempo de qualidade, respeitando a individualidades e educando pelo amor. Suas formas de lidar com as pessoas ajudou-a a empreender na empresa familiar de móveis planejados. Teve o desafio de assumir a gestão comercial, estudando a realidade de empreendedores. Com propósito de um atendimento acolhedor e uma gerência humana para ajudar nas necessidades de cada pessoa. Encantou a todos com o propósito da sua loja de fábrica e modelo de liderança.
O evento finalizou com a coordenadora da Escola de Negócios da instituição, Cátia Maciel, trazendo direções para empreender com profissionalismo e gestão, por meio da Especialização na área, tornando mulheres eficazes na sua dinâmica. A mesma apresentou o curso de Pós-graduação em Empreendedorismo e Inovação nos Negócios, que está sob sua coordenação e destacou a importância de uma formação adequada que favoreça a atuação empresarial.
Produção: Cátia Maciel – Foto: Hugo Sousa
Ideia maravilhosa! Sempre que promover este café, quero estar presente. Ouvir a experiência, o processo que cada mulher que empreende passou, servi de renovo pra q possamos continuar nossa jornada.