fbpx

Gerência de Educação no Agreste Centro Norte em boas mãos

Na última sexta-feira (23/02) o Blog Novo Contexto esteve com a Gerência Regional de Educação do Agreste Centro Norte, Ana Lúcia Barbosa. Fomos conhecer de perto o trabalho que tem ganhado destaque em Pernambuco.

Ana é professora e pedagoga há 30 anos, no cargo de gerente educacional desde julho do ano passado, já esteve à frente de diversos cargos na educação do interior de Pernambuco, com destaque para as Secretarias de Educação de Caruaru e Toritama.

Em Toritama, ajudou o prefeito Edilson Tavares a implantar uma exitosa política de educação, com a ampliação da rede escolar municipal. Já em Caruaru, assumiu a responsabilidade de ajudar a criar no governo Raquel Lyra a política de vagas nas creches municipais.

Com um currículo excepcional e bom relacionamento de base com o sistema educacional, cacifaram Ana Lúcia para ocupar a GRE (Gerência Regional de Educação), bem selecionada para o cargo.

Mas ao mesmo tempo, coloca sob Ana a responsabilidade de representar a Educação do Governo de Pernambuco na terra natal de governadora. São 61 escolas, 16 municípios e uma árdua missão para melhorar os indicadores de educação na região.

O que a trajetória na educação ensinou?

Segundo Ana, a vasta trajetória na educação “deixou um ensinamento: que devo sempre cultivar os relacionamentos para construir com qualidade boas políticas públicas para educação”.

Orçamento da Educação

Ana destacou o aporte que o governo do estado está fazendo na Educação de Pernambuco para este ano, na casa de 5,5 bilhões reais. “O valor destinado para orçamento em educação, demonstra o quanto a governadora se preocupa com a pauta”, disse Ana.

Além do vultuoso valor, a gerente educacional falou sobre a inovação em descentralizar o orçamento e começar a investir em áreas que vão além do ensino médio.

Áreas como a primeira infância, com a política de construção de creches e o ensino fundamental, com a aplicabilidade do programa Reconquista, que tem a finalidade de oportunizar a todos os estudantes dos anos finais do ensino fundamental vivências educacionais não oportunizadas por conta da pandemia.

Com foco nessa descentralização, segundo Ana, “a ideia é investir na base para que o aluno chegue ao ensino médio com sucesso e saber consolidado.”

O desafio

Com vasta experiência e após vivenciar a pandemia do Covid-19 que afetou em cheio também a educação brasileira, Ana Lúcia Barbosa falou sobre o desafio que o sistema educacional precisa enfrentar.

“Existe uma tríade para garantir o êxito educacional: trazer o estudante para a sala de aula; fazer com que esse estudante permaneça; e levá-lo ao sucesso educacional, com o conhecimento de sala de aula consolidado. Não é uma tarefa da noite para o dia, é árdua e requer um planejamento a médio e longo prazo. Isso nós estamos empenhados em fazer.”, ressaltou Ana.

A Educação do Agreste Centro Norte está em boas mãos, com rumos bem traçados e em breve estaremos vivenciando resultados em nossa região.

Foto: Hugo Sousa

Deixe seu comentário