Unidade de saúde está com obras paralisadas e aguarda nova licitação; parlamentares destacam papel fiscalizador e importância do equipamento para regiões Oeste e Norte de Caruaru
Vereadores do Poder Legislativo realizaram, nesta quinta-feira (8), uma visita técnica à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Vassoural, atualmente com as obras paralisadas. A vistoria contou com a presença de vereadores que integram as comissões de Saúde e de Obras e Urbanismo, além de outros parlamentares e representantes do Poder Executivo Municipal.
Participaram da visita: Edmilson do Salgado (PSDB), Lula Torres e Paulinho (PSDB), João Neto (PSD), Anderson Correia (PP), Jorge Quintino (PODE), Mano do Som (PDT), Cabo Cardoso (AVANTE), Mery da Saúde (PSDB), Silvio Nascimento (PL), Tafarel (PDT), Raminho Xavier (PSD), Hugo Leonardo Chaves (PODE), Gil Bobinho (PSB) e Carlinhos da Ceaca (PODE).
A visita foi acompanhada por técnicos e gestores da Prefeitura de Caruaru, incluindo a secretária de Saúde, Nadja Farias; a secretária executiva de Atenção Especializada, Karla Gomes; o secretário executivo de Planejamento, Administração e Finanças da Secretaria Municipal de Saúde, Matheus Neves; o secretário de Governo, Gilvan Calado Júnior; e o secretário executivo de Infraestrutura Urbana e Obras, Andrews Melo.
Transparência e fiscalização
Durante a vistoria, os parlamentares puderam verificar as condições estruturais da unidade e discutir os próximos passos para a retomada da obra, que está sob nova licitação. A expectativa, segundo os técnicos, é de que as obras na UPA sejam iniciadas logo após a escolha da nova empresa responsável pela construção do espaço e a assinatura da ordem de serviço. Após isto, estima-se que a obra seja concluída em cerca de sete meses.
O presidente da Comissão de Saúde da Câmara, vereador Lula Torres e Paulinho (PSDB), destacou o papel fiscalizador do Legislativo:
“A visita mostra a transparência do governo de Rodrigo Pinheiro. Ele quer mostrar as dificuldades que estão surgindo e que surgiram. Em nenhum momento a oposição quis prejudicar. A oposição fiscaliza e nós, que somos base, esclarecemos a população”, afirmou.
Na ocasião, o Poder Executivo também explicou que os pagamentos à empresa responsável pela obra foram realizados conforme o avanço físico da construção, ou seja, à medida que as etapas previstas eram executadas. O modelo, conhecido como pagamento por medição, é comum em obras públicas e visa garantir a eficiência na aplicação dos recursos.
Importância da UPA para o sistema de saúde
A Unidade de Pronto Atendimento do Vassoural é considerada estratégica para o fortalecimento da rede municipal de saúde, especialmente para as regiões Oeste e Norte de Caruaru. De acordo com a Secretaria de Saúde, a unidade realizava, em média, 142 atendimentos clínicos e 52 atendimentos pediátricos por dia, antes da paralisação.
A retomada das obras é tratada como prioridade pela gestão municipal, tendo em vista a ampliação do acesso da população aos serviços de urgência e emergência, com foco na descentralização dos atendimentos na rede pública.
Foto: Yan Lucca / Comunicação CMC