fbpx

Vereadora Perpétua Dantas apresenta Projeto de Lei que reconhece a prática da Capoeira como atividade extracurricular

Na última Plenária Virtual da sessão Legislativa de hoje (09/02), a Vereadora Perpétua Dantas (PSDB), apresentou 3 (três) requerimentos com solicitação para realização de terraplanagem de 14 (quatorze) ruas do Bairro Novo Mundo. 2 (duas) Indicações com solicitação de realização de Saneamento de 14 (quatorze) ruas do Bairro Novo Mundo. 1 (um) Projeto de Resolução que solicita a alteração do disposto no artigo 2º, inciso VII e artigo 11 da Resolução n.º 573/2015, que promulga a ESCOLEGIS e 1 (um) Projeto de Lei, que reconhece como atividade extracurricular a prática da Capoeira nas escolas.

Sobre o Projeto de Lei:
O Projeto de Lei que reconhece como atividade extracurricular a prática da Capoeira nas escolas com o objetivo de fomentar, ampliar o debate, bem como o ensino e a prática aos alunos.
A Capoeira, criada por africanos e descendentes de africanos no Brasil é uma forma de resistência, de autodefesa e de divertimento que atravessou décadas de mudanças sociais. Era vista como uma prática ilegal que era realizada em guetos e terreiros de candomblé e acabou tornando-se um “esporte” nacional. Sendo de Angola ou Regional, a Capoeira, hoje em dia, se faz presente em centenas de países, e é considerada representante genuína da cultura afro-brasileira.

Em março de 2008, algumas leis foram alteradas para que o ensino da História e da Cultura Afro-brasileira e Indígena fossem obrigatórios nas instituições escolares. Cumprindo as disposições da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996 (LDB), e suas respectivas alterações, a Vereadora propõe o reconhecimento da Capoeira como atividade extracurricular a ser difundida e executada nas escolas da Rede Municipal em Caruaru-PE.

Deixe seu comentário