Com o início do Outono, as temperaturas começam a cair favorecendo a circulação de vírus que afetam o sistema respiratório, aumentando os casos de Influenza. Todos os anos, nesse período se inicia a campanha de imunização contra a gripe, e nesse em especial, ocorrerá em paralelo com a vacinação para a Covid-19.
Algumas dúvidas começam a surgir sobre esse processo por ser algo novo. Através da nossa Coluna de Saúde, irei trazer alguns pontos esclarecedores para auxiliar vocês.
Por enquanto, os municípios brasileiros estão vacinando contra a covid-19 os profissionais de saúde e pessoas com mais de 60 anos em diversas faixas etárias. A expectativa é que trabalhadores da educação e das forças de segurança e salvamento sejam vacinados nas próximas semanas, de acordo com o cronograma de cada prefeitura.
Já a vacinação para gripe está prevista iniciar no dia 12 de Abril, tendo como público inicial as crianças, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há pouco tempo), indígenas e trabalhadores de saúde. A partir de 11 de Maio, pessoas com mais de 60 anos e professores.
Entre 9 de Junho e 9 de Julho, indivíduos com comorbidades ou deficiências permanentes, caminhoneiros, trabalhadores do sistema rodoviário e portuário, forças de segurança e das Forças Armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas.
Geralmente a campanha de vacinação para a gripe inicia priorizando os idosos, mas em 2021 houve uma adaptação para não haver choque nas datas, já que o público inicial de vacinação para Covid-19 foi o de idosos. É importante destacar que as duas vacinas não podem ser tomadas juntas! Entre uma e outra deve ocorrer um intervalo mínimo de 15 dias. Não existem estudos que permitam a administração com seguranças dos dois imunizantes juntos, por precaução, o Ministério da Saúde estabeleceu o intervalo.
O processo de vacinação irá requerer mais esforços dos municípios para que se consiga atender os dois objetivos, sem aglomerações e em tempo hábil. Também é importante destacar que a população deverá ficar atenta e corresponder ao chamamento no tempo certo. Ambas as vacinas são extremamente importantes e trarão proteção para agravos no sistema respiratório.
Essa foi a Coluna Saúde de hoje.
Me acompanhe através do Instagram: @nayara_gsousa.