fbpx

Vacinação e recuperação econômica: o que uma coisa tem a ver com a outra?

Em tempos de pandemia as pessoas parecem estar cansadas dos noticiários que rondam ao redor do mesmo tema: COVID-19. Mas, querendo ou não, não temos como desvincular a pandemia de diversos fatores, e um deles, é a economia. 

Aos poucos vamos tendo boas notícias, e espero em breve dar notícias do quadro econômico, ainda mais concretas. Por enquanto o que temos: expectativa de melhora do PIB (Produto Interno Bruto) Nacional, que antes estava com expectativa de queda, agora mostra possibilidade de uma alta, ainda tímida, porém esperada e desejada.

Os riscos de um novo momento de quedas ainda existe e está diretamente vinculado ao fator: demora na imunização da população. O terceiro trimestre do ano pode ser decisivo quanto à recuperação econômica, mas, para que as notícias sejam boas, precisamos ter uma vacinação mais acelerada e efetiva, com planejamento de segundas doses de maneira eficiente. 

A exemplo, podemos citar os EUA, que com vacinação em nível avançado conta com 79 vacinas aplicadas em cada grupo de 100 habitantes, enquanto o Brasil conta com 22 doses por cada 100 habitantes. Observe gráfico abaixo:

A vida vai entrando no novo normal quando o país consegue alavancar as estratégias de combate ao vírus concomitantes com estratégias de recuperação econômica.

Eu não vejo a hora de ser vacinada, e vocês?
Um grande abraço e espero em breve trazer boas novas.

Samara Sarmento
Mestre em Economia pela UFPE, Bacharel em Administração, com especialização em Gestão de Marketing. Docente do IFPE, atuando nas áreas de Gestão, Negócios, Finanças e Economia Local.
instagram.com/amoinvestir
instagram.com/samarasarmento

Deixe seu comentário