O deputado federal Túlio Gadêlha (PDT) esteve, nesta segunda-feira (24), no Canal Beira Rio, em Santo Aleixo, Jaboatão, e Águas Compridas, em Olinda. O parlamentar foi ver de perto a situação das famílias que moram ao redor do canal e sofrem as consequências do transbordamento dele sempre quando chove. Também ouviu queixas dos moradores do bairro visitado em Olinda, que pedem asfaltamento das ruas e saneamento básico.
O pedetista vai destinar uma emenda parlamentar de bancada 2021 de sua autoria para o desenvolvimento urbano dos municípios, com o intuito de melhorar a mobilidade e a acessibilidade dos que moram e trafegam pelas cidades. Os municípios do Recife e Cabo também serão contemplados com parte da emenda de bancada do parlamentar, que terá o mesmo objetivo: promover aperfeiçoamentos na mobilidade urbana das localidades.
Na região do Canal Beira Rio visitado pelo deputado, muitas famílias perderam móveis e eletrodomésticos em consequência das chuvas ocorridas há 15 dias, segundo Daniel Romualdo, liderança comunitária do local, que acompanhou o pedetista. “O canal transbordou, as ruas ficaram alagadas e em muitas casas a água entrou mais de um metro”, detalhou Daniel.
De acordo com a ex-candidata à prefeita de Jaboatão em 2020, a advogada Maíra Villar, que também percorreu o canal junto com Túlio Gadêlha, o problema já ocorre há mais de 40 anos. “As enchentes nesta área são muito agressivas. Quando o canal transborda, a população sofre muito”, disse Maíra. “Jaboatão precisa ser saneada”, destacou, acrescentando que só no bairro de Santo Aleixo residem 24 mil pessoas.
Segundo Daniel, duas mil famílias moram ao longo do canal, que tem cerca de cinco quilômetros de extensão. “Ele transpassa todo o bairro de Santo Aleixo até chegar no Centro de Jaboatão, onde se encontra com o rio Duas Unas”, dimensionou. “Para acabar com esse problema, é preciso drenar o canal, aprofundar e construir blocos de concreto nas laterais para impedir o transbordamento da água”, disse.
OLINDA
Em Águas Compridas, o deputado percorreu as ruas do bairro junto com o vereador Everaldo Silva (PDT). No local, os moradores reclamaram da falta de asfalto e dos esgotos a céu aberto, problemas que têm atrapalhado a locomoção dos olindenses. Olinda é um dos municípios que serão contemplados com parte da emenda de bancada de autoria de Túlio Gadêlha para projetos de mobilidade urbana.