fbpx

TJPE firma convênio com Asces-Unita para o Fórum Universitário abranger também o segundo grau da jurisdição

O Tribunal de Justiça de Pernambuco é o primeiro do Brasil, no âmbito da justiça estadual, a contar com um Fórum Universitário voltado para o segundo grau de jurisdição. O convênio entre o TJPE e a Universidade Asces-Unita foi celebrado nesta quinta-feira (5-12), na Câmara Regional de Caruaru. O evento de assinatura integra as solenidades que marcam os 10 anos da Câmara Regional.

Com o convênio, estudantes de direito da universidade poderão ter acesso aos gabinetes dos desembargadores, interagir com assessores e aprender sobre despachos, decisões, acórdãos, preparação de votos, entre outras atividades.

O Fórum Universitário de Caruaru existe desde 1999, por iniciativa do presidente do TJPE à época, desembargador Nildo Nery dos Santos, e do desembargador Carlos Xavier Paes Barreto. 

Durante a assinatura do convênio, o juiz Marupiraja Ribas, coordenador do fórum, explicou que a iniciativa, até então ligada ao Juizado Criminal de Caruaru, ganha maior amplitude ao chegar no segundo grau. A proposta de aumentar a abrangência do fórum foi do coordenador da Câmara Regional de Caruaru, desembargador Paulo Augusto de Freitas Oliveira. A proposta foi aprovada pelo Conselho da Magistratura e pelo Pleno do Tribunal.

O presidente do TJPE, desembargador Ricardo Paes Barreto, parabenizou todos os envolvidos e comemorou a assinatura do convênio. “Daremos oportunidades a muitos alunos de aprender as diferenças entre o juízo monocrático e o juízo revisor. Ganharemos muito com a presença dos estudantes”, disse. O reitor e o coordenador acadêmico da Asces-Unita, Paulo Muniz Lopes e Adrielmo Moura, também destacaram a importância do convênio.

Fonte: Ascom TJPE

Deixe seu comentário