Tenha coragem!

Outro dia, me peguei querendo descrever em apenas uma palavra, a que definisse o sentido para as coisas serem realizadas. Refleti e escolhi a coragem. Porque tudo que queremos, vivemos ou buscamos tem a força da coragem. Até para amar é preciso, coragem.  E para tantas outras situações que dão sentido à vida. A coragem conduz, leva e impulsiona comportamentos e escolhas.

O jogo da vida, nem sempre é fácil, e nos momentos de incertezas e decisões difíceis é a coragem que nos leva a sair do conflito, do imbróglio. O contrário – a paralisação da vida ou de algumas situações, nunca é positiva. É a coragem que te levará ao erro e ao acerto. Considerando que nos erros aprendemos mais, calculados, quando possível.

A coragem é a mola propulsora, quantas histórias tenho escutado no podcast “mulheres de negócios” na CBN, onde a coragem para virar a chave, para tomar decisões difíceis, é fator determinante. Minhas convidadas reconhecem que a coragem foi fundamental na vida delas e de muitas outras mulheres, que romperam barreiras para conduzir seus negócios.

Dá para pensarmos o nível de coragem que temos e que precisamos ter. E claro, não tem receita, nem medida. Está muito ligado ao grau de decisão que você precisa tomar para mudar ou buscar algo novo.

Se perceba, olha para tua trajetória e veja nos grandes passos da sua vida, quanto de coragem você teve. E observe que muita vida há pela frente e que deverá precisar de coragem. Ative o modo coragem para suas conquistas. Não existe idade certa para aprender, fazer coisas novas. Tomar aquela decisão que está em banho-maria, na gaveta bem fechada, talvez seja a hora.

E aí? Como está seu nível de coragem? Você vai precisar usar muito, pois o mundo está complexo demais para ficarmos em cima do muro. Simbora viver!

Por Ivania Porto
Doutoranda em Ciências Políticas na UFP/Porto. Professora e coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Asces-Unita. Consultora de Gestão e Estratégia.

Deixe seu comentário