O deputado federal Tadeu Alencar (PSB) foi escolhido nesta semana pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP) como um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. É a oitava indicação, ocorrida em todos os anos dos dois mandatos do parlamentar como deputado federal. O anúncio foi feito pela instituição, nessa sexta-feira.
A lista contempla 100 parlamentares de todo o Brasil, sendo 69 deputados e 31 senadores. O Congresso Nacional tem ao todo 594 parlamentares, sendo 513 Deputados Federais e 81 Senadores.
“É um orgulho muito grande integrar essa lista mais uma vez, sendo a oitava consecutiva. Encaro como um reconhecimento importante ao trabalho que desenvolvemos em defesa do nosso País e do nosso Estado. Num momento em que a democracia brasileira é ameaçada pelas ações do Executivo, todos precisamos de um Legislativo forte e combativo”, afirmou Tadeu Alencar, para quem a indicação gratifica e redobra responsabilidades.
“Essa escolha do DIAP referenda a luta por este fortalecimento da atividade parlamentar”, acentuou.
De acordo com o DIAP, a lista dos “Cabeças do Congresso” premia os parlamentares que se diferenciam pelo exercício de todas ou algumas das qualidades e habilidades tidas como pré-requisitos, tais como capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações, “seja pelo saber, senso de oportunidade, eficiência na leitura da realidade e, principalmente, facilidade para conceber ideias, constituir posições, elaborar propostas e projetá-las para o centro do debate, liderando essa repercussão e tomada de decisão”.
Em resumo, o DIAP escolhe aquele parlamentar que, “isoladamente ou em conjunto com outras forças, é capaz de criar seu papel e o contexto para desempenhá-lo”.
“ É um misto de orgulho e responsabilidade crescente “, assinalou Alencar.