Muitas são as realizações que desejamos para as empresas quando se fala em atendimento e vendas, porém precisamos de um olhar mais a fundo quando se estabelece a confiança de clientes. Pretendemos conectar um público aos nossos serviços e produtos, no entanto será que estamos preparados para uma verdadeira entrega de satisfação?
Diante de tantos e atuais desafios, com rotinas cada vez mais velozes e pessoas ansiosas por resultados… precisamos repensar se estamos sendo efetivos no que propomos. Buscamos conquistas cada vez maiores sem muitas vezes proporcionar uma pela realização.
Para que a empresa desenvolva um processo de atendimento completo é fundamental avaliar desde a gestão ao operacional. Então vamos entender algumas questões para alcançar o real valor como negócio:
- Como você planeja se manter atualizado sobre as mudanças nas expectativas e necessidades dos clientes?
- Como você mede o sucesso do cliente em sua organização e quais são os indicadores-chave que você acompanha?
- Você já teve situações em que problemas de comunicação resultaram em insatisfação do cliente? Como lidou com essas situações?
- Quais são as maiores barreiras que você enxerga para o crescimento sustentável do seu negócio por meio da satisfação do cliente?
- Você já considerou como a cultura organizacional pode impactar positivamente ou negativamente a experiência do cliente?
Esta avaliação estratégica permite a mudança de perspectiva sobre como alcançar vantagens para seus clientes. Considerando a equipe de colaboradores como os principais clientes a serem conquistados nesta jornada.
Uma gestão que prioriza as pessoas age de forma responsável para direcionar uma empresa focada no cliente e causando impacto positivo na sua sociedade. Para um melhor posicionamento os líderes e gestores, junto com as equipes, podem contar com a contribuição de consultoria especializada e capacitação de Sucesso de Cliente!
Cátia Maciel
Consultora e Mentora de negócio, Mestra em Gestão, Inovação e Consumo (UFPE), Administradora especialista em negócios e gestão do capital intelectual, empreendedora e escritora do Livro “Cliente! A transformação da cultura do atendimento”, membro da Economia de Comunhão Nacional (EDC) e do Centro de Ensino do Agreste (CEA) em Pernambuco. Atuante desde 2004 nas áreas de gestão estratégica, comercial gestão com pessoas e criatividade; desenvolve educação corporativa, pesquisas de satisfação do cliente e acompanhamento de práticas gerenciais.