Uma das coisas que pode diferenciar uma pessoa de outra é a capacidade de perceber as implicações financeiras de seus atos.
E, dificilmente conseguiremos realizar algo sem dinheiro. Não é sobre a importância dele, mas o fato de dominarmos sobre ele e sabermos o que fazer com ele.
No mundo em que vivemos, é o dinheiro que nos permite ter liberdade de ir e vir, de fazer escolhas, realizar sonhos.
A verdade é que existem centenas de bilhares de trilhões (incontáveis) montantes de dinheiro espalhados pelo mundo, disponíveis e mudando de mãos o tempo todo. Aqueles que conseguem dominar o dinheiro e terem uma reeducação financeira se sobressaem e acumulam mais riquezas que outros, isso é fato.
A sensação é que as pessoas precisam ser alfabetizadas no quesito Finanças.
Mas o mais difícil é que essas pessoas reconheçam isso.
O Brasil, no último ano, sim, em plena pandemia, realizou financiamento de mais de 94 mil usuários que desejam ter um celular IPhone, com um parcelamento de 24x (com muitos juros, é claro).
Claro que essa não é uma crítica à marca ou ao fato de ter um aparelho como esses. Mas esses números revelam a falta de capacidade de pensar a longo prazo para investir, mas quando o prazo de pagamento é longo, muitos acham isso normal. Isso reflete o quanto as pessoas precisam aprender o básico sobre dinheiro, concordam? Deixa sua opinião!
Samara Sarmento
Mestre em Economia pela UFPE, Bacharel em Administração, com especialização em Gestão de Marketing. Docente do IFPE, atuando nas áreas de Gestão, Negócios, Finanças e Economia Local.