Em nota divulgada ontem (20), a executiva estadual de Pernambuco do Partido dos Trabalhadores sinalizou uma possível aliança com a Frente Popular de Pernambuco. Seguindo a estratégia e orientação do ex-presidente Lula, a nota dá o primeiro passo no estado para buscar uma costura política das “forças progressistas” na construção de um palanque fortalecido para as eleições presidenciais de 2022 e um projeto de unidade nacional da esquerda. Sem citar o PSB, mas de olho em uma ampla frente de partidos que dão sustentação ao governo socialista em Pernambuco, o PT caminha para a aproximação estadual e nacional com o PSB. E deixou claro que qualquer tipo de movimento de independência de algum membro da sigla não representa a decisão do partido em Pernambuco. Confira a nota na íntegra:
“Em 28 de março de 2021, o Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras aprovou uma resolução deliberando que o caminho a ser seguido para a disputa eleitoral de 2022 será definido em conjunto com a Direção Nacional do Partido, que tem como foco central derrotar Bolsonaro e seus aliados, autores do genocídio em curso e responsáveis pela tragédia sanitária e pelas investidas cotidianas contra a democracia e contra os direitos da classe trabalhadora. Para vencer esses desafios temos plena sintonia com a orientação nacional de que é necessário buscar construir o maior número possível de alianças das forças progressistas nos Estados, objetivo que, como é natural, coloca Pernambuco no centro desse debate com o protagonismo que sempre teve no País.
Neste sentido, o PT de Pernambuco envidará todos os esforços para construir um caminho coerente com essa orientação e com os interesses do Partido no Estado. Aguardaremos assim a abertura formal das discussões sobre as táticas a serem adotadas nos Estados, quando então definiremos o posicionamento do Partido em Pernambuco: alianças com outras forças (entre estas, a Frente Popular de Pernambuco) e indicação de nomes para eventuais composições majoritárias, ou a apresentação de candidatura ao governo do Estado. Até lá, vale destacar, eventuais lançamentos de nomes a esses postos refletem tão somente manifestações de ordem individual sem qualquer respaldo da instância estadual do Partido.”
Recife, 20 de abril de 2021.
COMISSÃO EXECUTIVA PT PERNAMBUCO