Pernambuco supera média nacional e receita turística cresce 10% em 2024

Dados do Observatório do Turismo de Pernambuco demonstram destaque do estado no cenário nacional.

Recife, 24 de fevereiro de 2025 – Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) confirmam a tendência de crescimento do turismo pernambucano. Os dados foram trabalhados pelo Observatório do Turismo de Pernambuco, setor da Secretaria de Turismo e Lazer e Empetur. De acordo com o estudo, entre janeiro e dezembro de 2024, o estado registrou crescimento de 4,4% no volume de serviços turísticos, acima da média nacional no período, e 10% na receita nominal do setor, na comparação com o mesmo período de 2023. Os dados também reforçam um crescimento notável em relação a 2019, ano anterior à pandemia. Neste comparativo, o volume cresceu 6,1%, enquanto a receita turística saltou 42,2%.

Paulo Nery, secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, destacou os resultados como fruto de um trabalho integrado. “Como vem sendo dito pelo governo Raquel Lyra, Pernambuco está na moda. O crescimento de 10% na receita mostra que o estado está mais competitivo. Esses números são uma ótima notícia às vésperas do nosso Carnaval, que já está aquecendo o turismo e é, sem sombra de dúvidas, o maior e melhor do Brasil. Vamos continuar trabalhando para manter esse crescimento”.

De acordo com o levantamento da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, Pernambuco se consolida como o 2º estado do Nordeste em receita turística em 2024, atrás apenas da Bahia. No ranking nacional, o estado subiu posições tanto em volume quanto em receita, reflexo de estratégias como a promoção de destinos internacionais, a realização de eventos de grande porte e investimentos em infraestrutura.

Destaques do Relatório IBGE (Dezembro/2024)

  • Volume turístico (2023-2024): +4,4% (acima da média nacional de +3,5%).
  • Receita nominal (2023-2024): +10% (a 2º maior média do Nordeste).
  • Comparativo com 2019: Pernambuco superou marcas históricas, com crescimento acumulado de 6,1% em volume e 42,2% em receita.

Aeroporto movimentado durante a folia

O carnaval de Pernambuco deve impulsionar significativamente o movimento no Aeroporto Internacional do Recife no período. Segundo a Aena, concessionária do terminal, entre 28 de fevereiro e 5 de março, espera-se um aumento de 10,5% no número de passageiros em relação a 2024. No período mais amplo, de 24 de fevereiro a 9 de março, cerca de 375 mil passageiros devem circular pelo aeroporto, um crescimento de 9% em comparação ao ano passado.

Foto: Arthur de Souza

Deixe seu comentário