Estado conquistou o 12º lugar no índice de oferta de serviços públicos digitais, sendo o 5º que mais avançou
O Governo de Pernambuco conquistou, na última quinta-feira (08), o 12º lugar no índice de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital de 2024, alcançando o 5º lugar dentre as maiores variações nominais do ranking. A posição foi divulgada durante o maior evento de tecnologia da informação para gestão pública do Brasil, o 51º SECOP – Seminário Nacional de TIC para Gestão Pública. O resultado, que é um retrato do Estado até março deste ano, materializa parte dos esforços focados em fortalecer o Governo Digital para a população pernambucana.
O SECOP acontece nesta quinta e sexta (8 e 9/8), no Rio de Janeiro. A divulgação do índice de maturidade digital acontece anualmente, durante a programação do evento, e é promovida pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP-TIC). Representando o Governo de Pernambuco, estavam presentes o secretário Executivo de Transformação Digital (SETD) da Secretaria de Administração (SAD), Miguel Gaia, o presidente da Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI-PE), Allan Araújo, além de outras lideranças dos dois órgãos.
Para garantir o avanço da posição de “bom” para “muito bom” no nível de maturidade, a SETD e ATI cooperaram para coletar e apresentar as evidências dos serviços digitais do Governo de Pernambuco referentes à realidade em março de 2024. Além das ações conduzidas pelas instituições, foram analisados serviços e processos de todos os órgãos do Estado. Um dos destaques deste ano foi a ferramenta do peticionamento eletrônico que, integrada ao Sistema Eletrônico de Informações (SEI), fica acessível à população e facilita o envio de documentos para prestação de serviços públicos. Também foram destaques o painel público para consulta de medicamentos da Farmácia do Estado, as publicações da Portaria Conjunta entre a SAD, a Secretaria da Controladoria-Geral do Estado (SCGE) e Secretaria de Planejamento e Gestão (SEPLAG) para regulamentar a avaliação dos serviços públicos e da Estratégia de Governo Digital (EGD 2024-2027).
Segundo o secretário Executivo, Miguel Gaia, o resultadoé um reconhecimento relevante do que a atual gestão está fazendo para tornar Pernambuco uma referência em governo digital. “Nessa perspectiva, vamos avançar ainda mais nas oportunidades mapeadas, buscando simplificar a vida da população e otimizar tempo e recursos do governo”, avaliou.
Ainda de acordo com Miguel, Pernambuco já conta com um Plano de Ação de Governo Digital, aprovado recentemente pela governadora Raquel Lyra, que será executado pela SETD e pela ATI. “É apenas o começo. Criamos as bases de conexões, estratégias, normativas e estruturação básica. Agora vamos rodar as contratações para melhorar o que temos e criar novos caminhos”, complementou.
O presidente da ATI, Allan Araújo, reforça a importância da colaboração entre diversos órgãos estaduais para chegar ao resultado. “Essa é uma conquista significativa para o nosso estado, resultado de um trabalho articulado entre órgãos. A ATI continuará atuando de forma estratégica para fornecer todos os recursos necessários e viabilizar a transformação digital de serviços públicos destinados à população pernambucana”, ressaltou.
LIGA DIGITAL – Ainda de acordo com Miguel Gaia, o avanço no índice ABEP-TIC é reflexo das iniciativas promovidas pela LIGA DIGITAL, movimento que conecta servidores públicos de Pernambuco sob o tema de Governo Digital. A ação é articulada pela SETD — juntamente com a ATI e a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e já dispõe de um espaço de trabalho compartilhado.