Na próxima quinta, dia 12, moradores do bairro Cidade Jardim vão receber a doação de mudas de plantas medicinais para cultivo em praça da comunidade. Serão quase 300 unidades de diversas espécies de plantas medicinais, como camomila, hortelã, alecrim, canela, boldo, babosa, entre outras, que foram adubadas pelos próprios alunos em cocos, saquinhos e recipientes.
O Projeto de ciências é de iniciativa do Professor do Colégio Adventista de Caruaru, João Paulo, realizado com os alunos do 6º e 7º ano e já conta com quase 300 participantes. A ideia foi arrecadar mudinhas de plantas medicinais para plantação, além de trazer na prática, o aprendizado da importância da medicina alternativa e também da conscientização de preservação do meio ambiente, ressaltando sempre o cuidando, proteção e também incentivando a plantação de mudas de plantas, árvores, flores, sempre que for possível.
Os alunos vêm aprendo sobre a utilização de diversas espécies das plantas que podem ser transformadas em remédios e sua utilização.
Esse Projeto é uma parceria com outro importante Projeto que vem se destacando em Caruaru e região: O Projeto Pé na Praça. De iniciativa da Vereadora Perpétua Dantas, o Pé na Praça surgiu através de requerimento de matéria legislativa e foi ganhando forma, principalmente pela parceria firmada entre a Vereadora e sua equipe de voluntários e os moradores da comunidade. O Projeto vem ganhando parcerias espontâneas e uma delas é exatamente o Colégio Adventista com seu Projeto de Ciências.
O local era um terreno baldio com lixo e mato e hoje em dia, já conta um espaço para diversão e lazer das crianças e moradores da Cidade Jardim. O Pé na Praça tem o objetivo de fortalecer a preservação das áreas verdes públicas com mais qualidade de vida, lazer, e promoção de responsabilidade social e coletiva com ideias simples e sustentáveis. É realizado por um conjunto de parcerias, pelos moradores que se comprometeram com o cuidado e preservação, além de ajudar na pintura de pneus, organização e cuidados em geral com a Praça.
Muito que foi feito, até agora, foi através de doação de material, tintas, pneus velhos e também apoio da Secretaria de Serviços Públicos e Sustentabilidade. É um modelo de reaproveitamento de espaços públicos inutilizados, de maneira sustentável e ecologicamente correta. Além disso, traz uma maior segurança e qualidade de vida, através da promoção das políticas públicas para todos.
O encontro acontece na próxima quinta, a partir das 8h30 na rua 47, antiga rua 48, Cidade Jardim. Uma parceria de grande valia que só reforça que quando se pensa no coletivo e em políticas públicas, todos saem beneficiados.