fbpx

Outubro Rosa: Um movimento que salva

O famoso Outubro Rosa é um movimento que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente, sobre o câncer de colo do útero.

No Brasil, as campanhas de conscientização sobre o câncer de mama acontecem desde 2002, mas foram instituídas por lei federal apenas em 2018. E, a partir de 2011, diversos estados passaram a aderir a causa, lançando várias estratégias para chamarem a atenção da população.  A publicidade adotou o tom de rosa como motivador de campanhas no período, e ações em mídias sociais também tendem a ser reforçadas durante este mês.

O movimento começou a surgir em 1990 quando aconteceu a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, e desde então, promovida anualmente na cidade. Entretanto, somente em 1997 é que entidades das cidades de Yuba e Lodi, também nos Estados Unidos, começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença, escolhendo o mês de Outubro como epicentro das ações. Hoje o Outubro Rosa é realizado em vários lugares do mundo.

Em 2020, em nosso país, cerca de oito mil casos de câncer de mama tiveram relação direta com fatores comportamentais como consumo de bebidas alcoólicas, excesso de peso e inatividade física. O número representa 13,1% dos 64 mil casos novos de câncer de mama em mulheres com 30 anos e mais, em todo o país, de acordo com dados do INCA.

Durante todo o mês em nossa coluna iremos abordar temas específicos dentro desse contexto, para disseminar e fortalecer ainda mais essa importante causa , que contribui a cada ano salvando a vida de inúmeras mulheres.

Que o nosso mês seja produtivo e recheado com muita sensibilização!

Essa foi a Coluna de Saúde de hoje. Me acompanhe através do Instagram @nayara_gsousa.

Dra. Nayara Sousa

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia. CEO do Consultório da Mulher

Deixe seu comentário