fbpx

Os novos vereadores, novos políticos, novas chances em Pernambuco

Sou assumidamente municipalista, o Município deve ter protagonismo nas principais mudanças sociais, e nesse cenário, o Vereador é essencial nesse processo, com o dever de elaborar leis, fiscalizar a gestão/utilização dos recursos públicos pelos prefeitos, propor ao poder executivo que políticas públicas sejam implementadas em cada bairro e com cada coletivo, e principalmente, ser a voz de maior proximidade da população, ecoando seus anseios e dificuldades junto ao poder público.

Agora em 2021 chamo atenção para alguns nomes de novos vereadores pernambucanos, todos de primeiro mandato, os quais revelaram novidade de postura na busca do voto em 2020, e que já apresentam enorme potencial em suas cidades, não pelo quantitativo de votos, mas pelo preparo acadêmico, competência de assumir o mandato de vereador, sensibilidade social, além de não apelarem para polarizações políticas sem sentido, mas fazerem uma política com foco em problemas reais do eleitorado e município que os elegeu.      

Em Toritama, destacamos Carol Gonçalves (MDB), vereadora de primeiro mandato, jovem, oriunda dos movimentos de formação e renovação política, que mesmo não tendo familiares políticos, chamou atenção por conseguir reunir apoios de diversos nomes da política pernambucana, ocupando hoje a liderança do governo na Câmara de Vereadores da capital do jeans. Também no interior chama atenção o perfil de Vereadora de Sanharó, Rannya Freitas (PSB), dada a clareza como expõe suas pautas, trazendo um movimento por inovação e renovação em prol de justiça social, ocupando a presidência da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social da Câmara Municipal.

Observemos também para o ex-secretário municipal, advogado e professor Gilson Julião (MDB) em Santa Cruz do Capibaribe, e o advogado Thiago Almeida (PSB) no Município de Alagoinha, ambos com histórico de engajamento político em suas cidades, já no primeiro mandado ocupam nas respectivas casas legislativas a cadeira de Presidente da Comissão de Legislação e Justiça, referendando que, apesar de novos na vereança revelam força política e trazem capacidade técnica e habilidade para mudar o perfil do “ser vereador”. Por fim, vale observar ainda nomes como Anderson Correia (PP) em Caruaru, e Paulo Muniz (SD) em Recife, ambos novatos como Vereadores e que vêm demonstrando trabalho e competência dentro de suas pautas e localidades, vale acompanhar esses mandatos.

Cuidaremos de trazer outros novos nomes que aqui ainda não couberam, o que para a política traz um respiro de esperança necessária a cada temporada, nomes que têm como desafio, fazer o mandato ser tanto efetivo quanto notado e reconhecido pela população, sem que tenham de ceder ao velho sistema e se possível implantar novas práxis dentro de um meio tão desacreditado, incompreendido, mas que tem o um enorme potencial de mudar a vida das pessoas. Comecemos a mudar pelos Municípios.

Caio Sousa
Advogado especialista em Direito Municipal, Professor Universitário, Mestre em Ciências Jurídico Políticas pela Universidade de Lisboa.

1 comentário em “Os novos vereadores, novos políticos, novas chances em Pernambuco”

Deixe seu comentário